Arquidiocese de Curitiba acolhe novo bispo auxiliar

Por: CNBB
99Monsenhor Rafael Biernaski é ordenado bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba (PR) nesta quinta-feira, 15, às 19h, na catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, no centro de Curitiba. O arcebispo de São Salvador (BA), dom Geraldo Majella; o arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti; e o arcebispo emérito de Curitiba, dom Pedro Fedalto; serão os bispos ordenantes.

O bispo eleito volta para sua cidade de origem após 22 anos de atuação em Roma. “Fiquei lá seis anos e meio estudando na Universidade Gregoriana, depois 15 anos a serviço da Santa Sé. Primeiramente com o papa João Paulo II e nos últimos cinco anos com o papa Bento XVI”, disse.

“Esta experiência em Roma, sobretudo no meu trabalho de nomeação dos bispos, me permitiu ter uma visão de todas as dioceses, suas problemáticas, atuação pastoral e desafios da Igreja no Brasil,” afirma o monsenhor que atuava na chefia de seção da Congregação para os Bispos, no Vaticano.

O sobrenome Biernaski já é bem conhecido na arquidiocese de Curitiba. Além do irmão, cônego André Biernaski, o monsenhor tem também um primo bispo: dom Ladislau Biernaski, da diocese de São José dos Pinhais (PR). Há ainda diversos outros e um grande número de religiosas. São 50 irmãs religiosas. “Isto é uma grande bênção para família, ter herdado esta experiência de fé, que enriqueceu a arquidiocese de Curitiba,” diz o monsenhor.

“Com o trabalho desenvolvido em Roma ele tem um olhar mundial e abrangente da Igreja, o que pode ser muito enriquecedor para a formação dos religiosos e no protagonismo dos leigos na ação evangelizadora. Como primo em segundo grau fico muito feliz com sua vinda para a nossa região,” comenta dom Ladislau Biernaski, bispo da diocese de São José dos Pinhais (PR).

Mesmo com dois bispos auxiliares – dom Dirceu Vegini e dom João Carlos Seneme, a nomeação de mais um bispo auxiliar para Curitiba era há muito tempo esperada. A partir de agora o atendimento às comunidades e pastorais será facilitado, uma vez que haverá partilha na execução das atividades da arquidiocese.

Monsenhor Rafael e os bispos ordenantes atendem a imprensa nesta quarta-feira, 14, às 17h, no arcebispado. Na quinta-feira, 15, eles atendem na catedral basílica, antes da ordenação episcopal, das 18h15 às 18h45.

Compartilhe
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google Plus
  • Print
  • RSS

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*