Dehonianos
Espiritualidade Dehoniana
 
Quem são os dehonianos
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Quem são os dehonianos

O que significa ser dehonianos? A Congregação está envolvida em muitos ministérios em várias partes do mundo, mas também em outras comunidades religiosas. O que torna um ministério dehoniano diferente dos jesuítas, beneditinos, dominicanos ou diocesanos? Como as obras sociais das comunidades são diferentes daquelas das organizações leigas que também buscam ser solidárias com os pobres e despossuídos?


Para entender o carisma dehoniano - espiritualidade dehoniana - o primeiro passo é perguntar a si mesmo: "O que significa ser dehoniano"?


Durante a administração anterior, p. Artur Sanecki scj, foi responsável pelo setor da espiritualidade. Começando a discussão do capítulo sobre o tema "Espiritualidade e Identidade", p. Artur identificou alguns dos trabalhos que foram feitos durante estes últimos três anos sob a égide da "Espiritualidade", incluindo a criação do Theological Dehoniana Comissão em todos os continentes, e o Simpósio Teológico Internacional, que foi realizada em Yogyakarta, na Indonésia.


"Mas estamos fazendo o suficiente para desenvolver nossa compreensão de sermos dehonianos?", Disse ele.


Um recurso significativo é o Centro de Estudos Dehonianos. Stefan Tertünte scj, diretor do Centro, falou sobre algumas das atividades que realiza. Um dos trabalhos mais importantes foi o desenvolvimento da plataforma "DehonDocs", um arquivo online que pode ser consultado para a pesquisa dos escritos de pe. Leone Dehon, assim como pesquisas e comentários relacionados.


O Centro também oferece um programa de bolsas de estudo. Atualmente, dois confrades - um da Índia e um do Brasil - iniciaram o quarto ano de estudo dos cinco planejados. No final do programa, os dois alunos terão um extenso conhecimento do fundador e seus escritos. Mas depois? "Como eles podem tornar suas habilidades lucrativas?" 


O carisma dehoniano é um presente, um tesouro a ser valorizado. É o legado da Congregação. Como pode ser nutrido e compartilhado não apenas com o público em geral, mas com os próprios dehonianos?


Em pequenos grupos de discussão, os delegados capitulares apreciaram o trabalho do Centro de Estudos Dehonianos, confirmando que é um recurso vital para a Congregação. Embora enfatizando que o estudo profissional e acadêmico da espiritualidade dehoniana é importante, muitos afirmaram que é igualmente importante criar maneiras de compartilhar o carisma com terminologias que são mais facilmente entendidas por um público mais amplo. Um grupo sugeriu o desenvolvimento de um dicionário para definir termos específicos para a congregação. "Não são apenas aqueles a quem emprestamos nosso ministério que se beneficiariam de tal guia, mas também nossos próprios membros", disse um delegado.


Houve também comentários sobre a Regra de Vida; algumas traduções contêm erros. Uma revisão da Regra da Vida poderia ser uma oportunidade não apenas para corrigir o texto, mas também para encontrar maneiras de integrá-lo completamente na vida cotidiana dos dehonianos? Como os dehonianos podem realmente viver a Regra da Vida se não estão familiarizados com ela se não a lerem regularmente?


Diferentes entidades e áreas geoculturais realizaram retiros dehonianos. É uma excelente maneira de os membros se familiarizarem com o carisma e refletirem sobre ele.


Ter um espírito missionário


O que significa ser um dehoniano? O P. Paulus Sugino scj, lembrou aos delegados que ser dehonianos também inclui uma chamada para as missões.


"Como Congregação internacional, sentimos o chamado à missão universal da Igreja e desejamos participar nela em nível individual e comunitário", disse o Pe. Sugino, citando o nr. 33 das Constituições do SCJ. "As missões além das nossas fronteiras constituem para cada uma dimensão fundamental da nossa consagração".


O P. Sugino continuou, observando que um chamado para as missões está presente na congregação desde seus primeiros anos. Ter um "coração aberto e uma mente aberta" é um chamado missionário.


No entanto, é uma chamada que requer recursos, financeiros e pessoais. Como a congregação pode apoiar adequadamente as missões? Ainda existe abertura para novos esforços? Várias entidades desenvolveram programas missionários de voluntariado; Como esses programas podem servir melhor as missões e, ao mesmo tempo, fornecer uma importante experiência de treinamento para os participantes? Como voluntários missionários podem ser acompanhados não apenas durante a missão, mas também depois?


Em pequenos grupos, os delegados refletiram sobre essas questões. Houve um forte acordo de que o compromisso com as missões está no centro do que significa ser um Dehoniano. Mas como p. Sugino observou que as missões precisam de recursos. Prioridade deve ser dada ao fortalecimento das novas missões que já foram lançadas. O planejamento estratégico é vital para que uma missão tenha pessoal e recursos financeiros adequados para os próximos anos.


Muitos grupos também apoiaram a ideia de um Dia de Missão Dehoniana, um dia para celebrar não só com o SCJ, mas com a mais ampla família SCJ e aqueles que tornaram nosso trabalho ministerial.


Fonte: http://www.dehon.it/it/index.php?option=com_k2&view=item&id=2426:24cg-chi-sono-i-dehoniani?&Itemid=77

Indique a um amigo
 

Copyright © 2019 Dehonianos. Todos os direitos reservados.