Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Franciscanos reúnem 600 jovens pela paz no Rio de Janeiro
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Franciscanos reúnem 600 jovens pela paz no Rio de Janeiro

A partir desta quarta-feira (17/07) até o próximo domingo, 21, 600 jovens inscritos estarão nas Missões Franciscanas da Juventude (MFJ) no Rio de Janeiro.


Tendo como base o tema “Profetas do diálogo e do respeito: ternura que acolhe a paz com o vigor que supera a violência”, jovens dos cinco estados onde a Província Franciscana da Imaculada Conceição está presente, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, inscreveram-se para participar da 6ª edição das Missões Franciscanas da Juventude, de 17 a 21 de julho, no Rio de Janeiro, evento que tem por objetivo proporcionar aos jovens dias de encontro, reflexão, formação, oração e espiritualidade, baseados no carisma franciscano.


Este evento tem início no dia 17, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, com o credenciamento dos jovens a partir das 13 horas. A primeira atividade será a celebração de acolhida às 20 horas. No dia seguinte, na mesma Catedral, a partir das 8 horas, tem início a manhã de formação e espiritualidade franciscana, que se completa com as oficinas à tarde. Às 17 horas, os frades celebram a Missa de envio dos jovens para as Comunidades Franciscanas do Rio de Janeiro: Rocinha, Convento Santo Antônio/Largo da Carioca, Niterói, São João de Meriti, Duque de Caxias, Nilópolis e Petrópolis. Nos dias 19 e 20, os jovens serão divididos em pequenos grupos para realizarem trabalhos voluntários, visitas às famílias, enfermos, hospitais, presídios e prostíbulos. Também ajudam na construção e recuperação de escolas e capelas, plantio de mudas de árvores e o cuidado com a natureza.


“Desde longa data queríamos fazer uma Missão no Rio. Primeiro porque temos uma forte presença franciscana ali. Segundo, porque sentimos que muitos jovens fluminenses têm dificuldade de participar dos eventos provinciais, sobretudo quando eles acontecem no Sul”, explicou frei Diego Melo, coordenador das Missões.


Para frei Diego, vivenciar as diferentes realidades sociais e eclesiais de cada cidade tornará a experiência ainda mais frutuosa. “Temos paróquias localizadas no centro da cidade, em bairros nobres, na Baixada Fluminense e na Rocinha, que são realidades de periferia, de violência e conflito. Isto irá proporcionar aos jovens vivências de realidades muito distintas numa única missão”, assegura frei Diego.


Os jovens franciscanos, segundo o frade, são convocados a serem profetas do diálogo e do respeito em uma realidade desafiadora, como é a realidade fluminense.  O respeito, a paz, e diálogo inter-religioso são temas que estão na celebração dos Franciscanos em todo o mundo por causa do ano jubilar dos 800 anos do encontro de São Francisco de Assis e o Sultão Al-Malik Al-Kamil em Damietta, no Egito, em plenas Cruzadas.




Identidade visual


Os traços do logotipo das MFJ já indicam: o Rio é Franciscano. No fundo encontra-se a união entre o Cristo Redentor, símbolo do Rio de Janeiro e a silhueta da Cruz de São Damião, símbolo franciscano. Os dois estão “em um só coração” e a saudação franciscana de “Paz e Bem” inspiradas no Profeta Gentileza, que deixou suas marcas de paz e otimismo pelas ruas da Cidade Maravilhosa. Nesta comunidade, uma criança corre livre empinando a sua pipa, pois esta brincadeira revela o modo de ser infantil, que neste aspecto combina com o missionário: ambos estão na terra, mas sonham alto, sentem-se numa liberdade profunda de quem vê a vida com leveza e alegria, características puramente franciscanas.


A iniciativa encerra-se no próximo domingo, 21, com a Missa campal na Praia de São Conrado, às 7h, e com a Caminhada pela Paz na Comunidade da Rocinha, às 11h.


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2019 Dehonianos. Todos os direitos reservados.