Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Francisco: não se usa o nome de Deus para aterrorizar as pessoas
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Francisco: não se usa o nome de Deus para aterrorizar as pessoas

A hashtag #FraternidadeHumana acompanha o tweet de Francisco e a memória voa para a noite de Abu Dhabi em fevereiro de 2019, para uma assinatura e um aperto de mão que sancionam uma comunhão de pontos de vista e escrevem a seu respeito a primeira página.


 


A “Fraternidade Humana” é o valor que o Papa e o Grão Imame de Al-Azhar, Al-Tayyeb, oferecem como inspiração universal para aproximar e fazer compreender quem e aquilo que é considerado muito diferente, por credo e cultura, para poder fazê-lo. Uma forma sustentável porque essencialmente solidária.


 


Fraternidade que, se vivida, exclui a violência que transforma o sentimento religioso em um alvo. Como o são no mundo, somente entre os cristãos, pelo menos 300 milhões de pessoas.


 


A fé não deve ser instrumentalizada




Este é um tema muito caro ao Papa, que em seu tweet para o Dia da ONU dedicado a homenagear “as vítimas de atos de violência de religião ou crença”, repete com clareza usando as palavras do documento de Abu Dhabi: “Deus não precisa ser defendido por ninguém e não quer que o Seu nome seja usado para aterrorizar as pessoas. Peço a todos que parem de instrumentalizar as religiões para incitar ao ódio, à violência, ao extremismo e ao fanatismo cego”.


 


"Em frente na fraternidade"




O conceito o Papa o havia expresso, entre outras coisas, em termos semelhantes em fevereiro passado, com a mensagem de vídeo enviada a Abu Dhabi um ano após a assinatura do "Documento sobre a Fraternidade Humana".


 


Aquele, disse Francisco, foi "um grande acontecimento humanitário", o sinal de esperança "por um futuro melhor para a humanidade, um futuro livre do ódio, do ressentimento, do extremismo e do terrorismo, no qual prevalecem os valores de paz, amor e fraternidade”.


 


O presente e o futuro, eram seus votos, são um tempo e um espaço para "todos os modelos virtuosos de homens e mulheres que personificam o amor neste mundo por meio de ações e sacrifícios feitos pelo bem dos outros, não importa quão diferentes sejam por religião ou por pertença étnica e cultural".


 


“Peço a Deus Todo-Poderoso - concluiu Francisco - que abençoe todo esforço que beneficie o bem da humanidade e nos ajude a seguir em frente na fraternidade”.


 


Fonte: Vatican News


Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.