Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Papa a educadores católicos: ensinar o jovem a ser testemunha autêntica da fé
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Papa a educadores católicos: ensinar o jovem a ser testemunha autêntica da fé

O Papa Francisco, através de uma mensagem assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, participou do Congresso Anual de Educadores Católicos, promovido pela Associação Educacional Católica das Filipinas (CEAP), que começou na segunda-feira (21) e vai até a próxima sexta, 25 de setembro. O texto foi lido em inglês pelo Pe. Elmer Dizon, presidente da CEAP, durante uma transmissão ao vivo no Facebook no segundo dia de evento, já que o congresso acontece em modalidade on-line por causa da pandemia.




O Pontífice convidou os participantes a “ensinar os jovens a serem não somente excelentes estudantes, mas também autênticas testemunhas da fé”. A educação católica, reforçou ainda o Papa, deve ensinar não somente o pensamento crítico, mas também "a formação à doutrina e à moral cristã". Dessa forma, levará à formação de homens e mulheres "que estarão prontos a assumir grandes responsabilidades dentro da sociedade e a testemunhar a verdadeira fé ao mundo".


 


Catalisadores de mudanças




O presidente da associação, que leu a mensagem pontifícia, também fez um discurso de abertura em que enfatizou como a pandemia teve fortes repercussões sobre o setor educacional. Pe. Elmer disse que, "em meio aos desafios atuais, estão sendo feitos esforços contínuos para que as escolas católicas se tornem catalisadoras de mudanças”.


 


Por sua vez, dom Roberto Calara Mallari, membro da Comissão Episcopal de Catequese e Educação Católica, encorajou cada escola a ser criativa para que encontre as formas de aprendizagem que melhor atendam às necessidades dos alunos. O prelado reiterou que a própria Associação Educacional Católica das Filipinas, que reúne mais de 1.500 escolas católicas do país, “não vai se deixar bloquear pelo medo, mas sempre irá se esforçar para ser um guia tanto para os alunos quanto para as escolas" que "lutam em meio à pandemia".


 


Na programação da próxima sexta-feira, 25 de setembro e último dia de congresso, está prevista a intervenção do cardeal Luis Antonio Tagle, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos.


 


Fonte: Vatican News


Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.