Dehonianos
Nossas Obras
 
mysql_result($vd,0,

Missão Paraguai

A presença dehoniana no Paraguai remonta ao ano de 2006 quando, na Conferência Dehoniana de Varsóvia, se abordou o tema “Dehonianos em Missão Ad gentes”. Neste encontro houve um forte apelo para as missões, fazendo com que as províncias do Continente Americano pensassem em uma nova presença dehoniana nas Américas.
Na reunião dos Superiores Maiores da América Latina, em Montevidéu, no ano de 2008, foi escolhido o Paraguai como terra de missão. Definido o país, algumas Entidades (ARG, BRM, URU e CHI) se comprometeram diretamente com a missão, disponibilizando pessoas e recursos. As demais Entidades prometeram apoio.
No ano de 2009 foi elaborado o projeto missionário e feito contato com os bispos que nos abriram as portas para o trabalho missionário. Ao mesmo tempo, internamente, buscou-se o consenso nas províncias e a aprovação em nível de Área geo-cultural e congregacional. A aprovação veio com o apoio de todas as Entidades das Américas e o parecer favorável do XXII Capítulo Geral e a posterior aprovação do Governo Geral.
Em setembro de 2009 foram escolhidos os religiosos que iriam iniciar a missão em terras paraguaias. Paralelamente se intensificavam os contatos entre a Congregação e as Dioceses que iriam acolher os dehonianos.
Sob a coordenação da província BRM, no primeiro semestre de 2010, os missionários dehonianos já estavam em solo guarani, preparando-se para a missão enquanto aperfeiçoavam os projetos comunitários e de vida apostólica.
A abertura oficial da missão aconteceu no dia 14 de agosto de 2010, quando da instalação da primeira comunidade dehoniana, na cidade de Límpio, próximo a capital, Assunção. No dia 16 de agosto de 2010, a Congregação assumiu a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Alberdi, Diocese de San Juan Bautista, próximo a Argentina.
Atualmente a Congregação está presente em Limpio, Assunção e Alberdi. A missão possui obras sociais, educacionais e paroquiais, e conta com a presença de 9 religiosos dehonianos.

 
 

Copyright © 2018 Dehonianos. Todos os direitos reservados.