Dehonianos
Paróquias
 
mysql_result($vd,0,

Paróquia Rainha dos Apóstolos - Ariquemes

A paróquia Rainha dos Apóstolos, localizada na rua Distrito federal, 3784, setor 05, em Ariquemes-RO, foi criada no dia vinte e oito de outubro de dois mil e onze, atendendo ao pedido dos padres José Warcken, pároco da paróquia Cristo Rei, e César dos Santos, na ocasião, pároco da paróquia São Francisco de Assis e coordenador de pastoral do Regional Ariquemes. A criação da nova paróquia se fazia urgente para um melhor atendimento pastoral do povo de Deus.

Na ATA de criação da paróquia, lemos que, depois de um longo trabalho de pesquisas, a ideia foi amadurecida e então reuniram-se, no dia 28/10/2011, na Cúria Diocesana os padres José Warcken e César dos Santos juntamente com o chanceler, o vigário geral, a secretária geral da arquidiocese Neurimar Pereira da Silva e o Reverendo Dom Moacyr Grechi, na ocasião, arcebispo desta arquidiocese, e juntos lavraram a ATA na qual consta o termo da criação e de ereção da nova paróquia sob a proteção de Maria, Rainha dos Apóstolos.

A paróquia Rainha dos Apóstolos é formada por um conjunto de oito comunidades. Seis delas a compõem desde a criação, provenientes das paróquias Cristo Rei e São Francisco de Assis. São elas: São José, Maria, Mãe dos Migrantes, Nossa Senhora da Glória, Sagrada Família, Santa Terezinha e a sede, Rainha dos Apóstolos. Duas depois juntaram-se a elas: Santuário Nossa Senhora Aparecida e a Comunidade, ainda em formação, na localidade de Entre Rios junto à BR 364.

Esta paróquia foi confiada à congregação dos padres do Sagrado Coração de Jesus e foi inaugurada no dia onze de fevereiro de dois mil e doze em missa solene, presidida por Dom Moacyr Grechi. Nesta missa, toma posse o Pe. João Selhorst, primeiro pároco desta paróquia. A congregação dos padres do Sagrado Coração de Jesus envia, juntamente com o pároco, Pe. João Selhorst, um religioso, Frater Valmir José Dilli, que o auxiliará nos trabalhos pastorais. Trabalharam nesta paróquia: o fr. Thomas Antônio Bohn Mittelstaed, Pe. Alceu Luiz Weber e o Pe. Luiz Antônio Nunes da Silva. Hoje a paróquia conta com a assistência dos padres Renato José Rohr (pároco) e Renato Vicente Pohl (vigário paroquial).

Todas as comunidades da paróquia Rainha dos Apóstolos estão na área urbana do município de Ariquemes e abrangem um vasto território. O número de habitantes é de aproximadamente 40.000 dos quais 45% se dizem católicos.

Os religiosos do Sagrado Coração de Jesus, estão à disposição para atender pastoralmente esta paróquia unindo a formação cristã dentro do projeto pastoral arquidiocesano e a espiritualidade dehoniana “união a oblação reparadora de Cristo ao Pai em favor da humanidade” (const. 06). Assim, todo o trabalho pastoral visa: Priorizar a formação nas paróquias para o discipulado e para a missão permanente; atendimento personalizado dos fiéis (confissão e orientação espiritual) carentes de uma palavra consoladora e reconfortadora; ajuda solidária, com cestas básicas distribuídas às famílias carentes de pão; contribuir com a formação do clero local e com as congregações religiosas; ser presença e sinal do Reino no meio do povo. A fim de levarmos o Cristo ao maior número de pessoas fazemos uso dos mais variados meios de comunicação (TV, Rádio, Jornais, Redes Sociais, etc.).

A participação dos fiéis foi mais intensa com a criação dos CPP, CPCs e do CAEP e a realização de assembleias comunitárias e paroquiais anualmente. Trabalho descentralizado.

A Paróquia implantou: o Apostolado da Oração e a devoção ao Sagrado Coração de Jesus; atendimento de confissões e aconselhamento espiritual; visitas aos doentes em seus lares ou hospitais; encontro de Casais com Cristo (ECC); escola da Palavra; Pastoral do dízimo missionário; ampliação dos GBR (grupos bíblicos de reflexão); pastoral da juventude. Proporcionou também um ambiente de mais acolhimento, abertura e presença na vida do povo.

A Paróquia também se interessou pela dimensão vocacional realizando retiros vocacionais promovendo orações pelas vocações em todas as celebrações, adorações e reuniões e a criação das equipes do Serviço de Animação Vocacional e as Capelinhas de orações pelas vocações.

 
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.