Dehonianos
Paróquias
 
mysql_result($vd,0,

Paróquia Santuário Santa Rita de Cássia - Curitiba

Tudo começou no dia 21 de maio de 1953, quando Padre Hilário Buzarelo, celebrou a primeira missa Campal na Vila Hauer, num terreno que ficava nos fundos da casa do Senhor Ponciano e Dona Rosa, em frente da atual localização da igreja, a pedido do senhor Germano Martins, devoto que tinha veneração por Santa Rita de Cássia. No final da missa o Padre Hilário falou aos presentes apontando o terreno onde está hoje o Santuário e disse: Ali naquele altinho tem 3 terrenos doados pela família Hauer, para construção da Igreja que terá como Padroeira Santa Rita de Cássia; inclusive a missa estava sendo celebrada na véspera do dia 22.

A primeira igreja data de 1960 e era conhecida como Paróquia Santa Rita de Cássia. Comportava 150 pessoas sentadas. A nova, construída em 1975, comporta 1200 pessoas. Foi elevada a título de Santuário em 1/12/85 pelo então Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom Pedro Fedalto.

Por um bom tempo o Santuário Santa Rita de Cássia era pouco conhecido. O povo passou a conhecê-lo graças a um trabalho de marketing e embelezamento feito pelo Pe. Jair Rodrigues Costa. "A primeira coisa que de fato eu tentei fazer foi um trabalho de marketing com panfletos, folders, cartões, calendários, canetas personalizadas, relógio de parede, folhinhas com mensagens de Santa Rita, programas de rádio, cobertura da Rede Vida- no dia 22 de maio de 1997.

Foram realizadas modificações no presbitério, o teto recebeu 13 novos lustres de vários tamanhos, além da inauguração do novo batistério, com sete fontes, representando os sete sacramentos. Além disso, foi realizado um trabalho de articulação entre as pastorais e os movimentos para conscientizá-los do compromisso cristão. O modo de falar também influenciou no conhecimento do Santuário. Em todas as missas, os padres falavam: "você que veio a este santuário...". Tudo o que antes levava o nome de paróquia (programas de festas, promoções), passou a ser denominado de Santuário.


SANTUÁRIO DAS ROSAS

É o nome fantasia para motivar as pessoas a frequentar o Santuário. Na Vila Hauer e arredores foram colocadas várias placas indicando o Santuário das Rosas. Em cima desse nome há toda uma mística. Antes de ser elevado a Santuário, todas as quintas-feiras, fazia-se a Novena de Santa Rita de Cássia com a participação de apenas três, quatro ou cinco pessoas. Para sedimentar a devoção, Pe. Jair começou a trabalhar a novena, divulgando-a nas missas e rádios. Passou a distribuir gratuitamente 400 rosas a quem participava da novena. Foi um sucesso! Hoje, o santuário recebe de 2 a 3 mil pessoas e chega a distribuir cerca de 2000 rosas no dia da novena. No dia 22 de maio (dia da grande festa), um helicóptero sobrevoa o santuário e realiza uma chuva de rosas. Neste dia, a estimativa é de 25 mil romeiros. São realizadas bençãos de rosas, água, sal, velas e objetos.


DIA DEVOCIONAL

Em 1994 foi instituído que no dia 22 de cada mês haveria o dia devocional dedicado a Santa Rita de Cássia. Foi o principal fator para que o santuário se tornasse no início, centro de peregrinação. Hoje, 75% do povo que vêm ao Santuário nos dias 22 de cada mês são de outras comunidades.

Contato

Rua Padre Dehon, 728 Hauer – Curitiba/PR
(41) 3276-2075 ou (41) 3278-6557
contato@santuariosantarita.com.br

 
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.