Dehonianos
Artigos
28.Out - De Coração e mente abertos, sinodais, com e no Coração de Jesus
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
De Coração e mente abertos, sinodais, com e no Coração de Jesus

 


Aconteceu no dia 23/10/2022, nas dependências do Mosteiro da Transfiguração em Santa Rosa – RS, o Retiro com os Leigos Dehonianos das quatro paróquias – Boa Vista do Buricá, Crissiumal, Nova Candelária e Tuparendi. Houve também a participação da Juventude Dehoniana de Tuparendi e representantes da Coordenação Provincial.


Padre Jairson acolheu com muito carinho todos os presentes e apresentou os membros da coordenação de cada paróquia. Logo em seguida, algumas palavras da Coordenação Provincial e iniciou-se com um momento de oração.


 Foi um retiro muito gratificante conduzido pelo Padre Mariano Weizenmann, scj, que destacou a importância de nos retirarmos das ocupações do dia a dia.  Assim como Jesus se retirou com seus apóstolos (Mc 6, 30-32), este retiro alimentou nosso espírito, renovou a nossa fé.


Padre Mariano falou sobre nossa identidade Dehoniana: estar com o coração aberto para sentir e saborear, para ouvir e testemunhar; também com a mente aberta para conhecer e estudar, para aprender e vivenciar. O pregador ainda evidenciou a importância do caminhar juntos (Sínodo) e nos apresentou Jesus sinodal (Mc 1, 21-39 / Lc 4, 31-44); que gera e gerencia a vida no espaço religioso; no espaço doméstico; no espaço social, político, econômico; no espaço utópico da missão.


Para prosseguir com a obra de Jesus, perseguir o seu ideal e conseguir a plenitude e felicidade, Padre Mariano nos conduziu, individualmente, a refletir sobre a gratidão (bem); o perdão (mal); e a disposição para prosseguir. E para fechar a manhã, nos dirigimos à Capela para o momento de Adoração ao Santíssimo. Foi um momento de oração, de nos aproximarmos mais de Jesus e conversar com Ele.


No período vespertino, após um delicioso almoço, realizamos a dinâmica da “Folha da Vida”. Foram feitas dobraduras numa folha de papel, que, comparadas com a nossa vida, representam as situações pelas quais passamos e nos afastam de Deus. Mas quando encontramos a fé, podemos “rasgar” o que não necessitamos e jogar fora feito “lixo”. E ao desdobrar a parte final, mostrar que só a “Cruz de Cristo” nos salva.


Posteriormente, num momento de partilha, em grupos menores, os leigos socializaram suas vivências e teceram comentários sobre o dia vivido. Após este convívio, houve a explanação de alguns leigos para o grupo maior, cujo destaque foi o Sim que todos deram fazendo-se presentes no retiro.


Para finalizar este dia de encontro da Família Dehoniana, participamos da Celebração Eucarística na Capela do Mosteiro.


Agradecemos pelo Sim dado por cada um. Ao Padre Mariano, que tão bem preparou e conduziu o retiro, nossa gratidão e reconhecimento. A todos que contribuíram para que esse Retiro fosse tão maravilhoso, nosso muito obrigado. Foi um momento de graças e bênçãos.


Que continuemos a viver a sinodalidade (sint unum), a caminhar juntos como Povo de Deus e a crescer em comunhão.


Venerável Padre Dehon, interceda por todos nós!


Abraço fraterno, Coordenação Provincial dos Leigos Dehonianos – BRM.


 


Roseane Huber de Souza e Álvaro Francisco de Souza.

Roseane Huber de Souza e Álvaro Francisco de Souza.

São Naturais da cidade de Guabiruba, SC
Leigos Dehonianos desde 2011.
Roseane é Professora de Língua Portuguesa e Língua Alemã
e Alvaro é Engenheiro Civil, Professor de física e matemática.
Eles fazem parte da equipe da coordenação dos Leigos Dehonianos.

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.