Dehonianos
Artigos
20.Jun - Importa que Ele cresça, e eu diminua
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Importa que Ele cresça, e eu diminua

Na Igreja, o mês de junho é marcado por inúmeras devoções aos Santos Populares, festas e solenidades que marcam e marcaram a história da Tradição Católica. Em junho de 2022, além dos Santos Populares, celebraremos a Solenidade de Pentecostes; Santíssima Trindade; Corpus Christi; Sagrado Coração de Jesus. O dia 24 de junho, a Igreja celebra a memória de São João Batista, o Precursor do Senhor.


O próprio Jesus dirá sobre ele, “Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, não há ninguém maior do que João” (Lc, 7,28). João Batista foi o último profeta do Antigo Testamento, veio ao mundo como mensageiro, há frente do Salvador para preparar o Seu lugar. O precursor é aquele que, como um agricultor, prepara e aplaina a terra para que futuramente a semente seja plantada, germine e dê fruto. Assim fez João, tentou aplainar, não as terras secas da Judeia, onde iniciou sua pregação, mas, a terra do coração do povo de Deus onde deveria germinar a semente da Salvação: “Esta é a voz daquele que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!” (Is 40, 3-5).


João pregou, preparou o lugar e regou o coração do povo nas águas do batismo. Batizadas, as pessoas estavam preparando-se para receber, na terra da sua existência, a proposta salvífica de Jesus. Para João, era uma exigência a mudança de vida, era e ainda é preciso converter-se, “porque o Reino dos Céus está próximo” (Mt 3,2). A Escritura narra que João estava com dois de seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: “Ecce Agnus Dei: Eis o Cordeiro de Deus”. Os discípulos de João ouvindo essas palavras, “seguiram Jesus” (cf. Jo 1,35-42).


Seguiram porque foram preparados, ouviram porque sentiram a segurança naquilo que João dizia. Toda pregação de João teve eficácia porque ele não se colocou no centro, mas colocou Jesus no centro. Só uma humildade pura para fazer todas estas coisas. A humildade foi que moveu o precursor, ele mesmo ressaltou “Importa que Ele cresça, e eu diminua” (Jo 3, 30).


A humildade de João ressalta a grandeza de Jesus. Diante disso, alguns escritores, ao longo dos séculos, relatam que no hemisfério norte, o Natal é celebrado no dia com menor duração de luz solar do ano. Ou seja, quando a escuridão chega ao seu ápice; depois disso, a luz diária passa a aumentar gradativamente. Do mesmo modo, no hemisfério norte, bem perto da data fixada para a celebração do nascimento de São João Batista tem lugar o dia mais longo do ano. Sendo que esta luz, a luz de João, começa a diminuir para que a Luz do Salvador, que nasce, cresça. Já no hemisfério sul, acontece o contrário. Aqui, no dia mais longo do ano, nasce o Salvador; enquanto no dia menor nasce São João Batista; aquele cuja luz deve apagar-se, para que resplandeça a Luz de Cristo, cumprindo a profecia de Isaías: “Então o povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz. (Is 9,2.)I


A Igreja comemora a Solenidade do Nascimento de São João Batista no dia 24 de junho. Neste ano de 2022, a Solenidade da natividade do BatistaII cederá lugar a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Este fato revela a pequenez de São João Batista, sempre pronto a dar lugar para o Coração de Jesus. Humildemente João repete o apelo aos corações: Eis Cordeiro de Deus; Eis o Coração de Jesus, aquele que tira o pecado do mundo!


João Batista continua sua missão no céu inspirando os corações para o caminho rumo ao Coração de Jesus. Se cumpre, mais uma vez, a profecia de Zacarias, no Benedictus:III “E tu, Menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, anunciando ao seu povo a salvação, pelo perdão dos seus pecados. Graças Coração Misericordioso do nosso Deus”. (Lc 1, 78-79). Toda Graça e amor provém do Coração de Jesus, segundo Padre João Leão Dehon, fundador dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, o Batista é um dos santos mais caros ao Coração de Jesus”. Em outro momento vai dizer: “Amemos particularmente os prediletos de Jesus: Maria e José, os três Arcanjos, São João Batista, São Pedro, São João, Santa Maria Madalena e todos os Santos do Coração de Jesus”. (Diretório Espiritual, p. 82)


É preciso imitar a João poque ele nos educa na pequenez, na humildade e na clareza da fé. A contemplação da santidade de João Batista permita o reconhecimento da grandeza de Jesus no meio do povo. Jesus, Senhor e Rei, deve aparecer sempre a nossa frente, como a luz de um farol. E assim a luz da vaidade, do orgulho e da dúvida sejam diminuídas. Essas realidades acompanham o ser humano, sujeito a sua própria vulnerabilidade. O precursor teve momentos de dúvidas: E João, chamando dois dos seus discípulos, enviou-os a Jesus, dizendo: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?” (Lc 7,19)


Nesta vida há muitos momentos de dúvidas e de desanimo. Não há problema em questionar, em ter dúvida. Mas, é preciso saber ouvir e acolher Jesus. É necessário entender a resposta que Jesus dá para cada questão. Jesus não dá uma resposta certa e pronta para João. Antes, propõem os fatos, para que por si só João conclua que Jesus era realmente o Messias esperado: "Ora, naquele momento Jesus havia curado muitas pessoas de enfermidades, de doenças e de espíritos malignos, e dado a vista a muitos cegos. Respondeu-lhes ele: Ide anunciar a João o que tendes visto e ouvido: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, aos pobres é anunciado o Evangelho”.  (Lc 7, 21-22).


Por muitas vezes, as respostas do Coração de Jesus passam por uma ótica diferente da nossa. Somos imediatistas, nos esquecemos que Ele fala pelas entrelinhas da vida. E para compreender suas respostas é necessário desautomatizar nosso espírito, para entender as respostas que Jesus nos dá. E entender que elas não vêm de forma explícitas, até porque respostas prontas não são pedagógicas. Conclui-se então que São João Batista no ensina a grandeza de servir ao Coração de Jesus. De ter olhos fixo no Cordeiro de Deus e somente voltados às ações de Jesus que encontraremos respostas para todos os nossos questionamentos, mesmo em momentos difíceis.


Oração a São João Batista


São João Batista, voz que clama no deserto: “Endireitai os caminhos do Senhor… fazei penitência, porque no meio de vós está quem vós não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias”, ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: “Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo”.


São João, pregador da penitência, rogai por nós.


São João, precursor do Messias, rogai por nós.


São João, servo da humildade, rogai por nós.




________________________________________


I https://padrepauloricardo.org/blog/o-que-aconteceu-com-a-devocao-a-sao-joao-batista


II Segundo comunicação publicada pela Congregação do Culto Divino, de 11 de maio de 2020, antecipa-se a solenidade da Natividade de São João Batista para o dia 23, quinta-feira, omitindo-se a II Vésperas, para se celebrar a I Vésperas da solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Nas dioceses, cidades e comunidades religiosas onde São João Batista for o padroeiro segue-se a orientação dada no Diretório Litúrgico 2022, pág 119.


III benedictus, ou beracá, é uma típica oração judaica de louvor a Deus. Deus é bendito, e louvá-lo é uma das notas mais profundas da oração judaico-cristã. É uma ação de graças. (Lc 1, 67-79)




 




 


Frater Honaycon Gonçalves, scj

Frater Honaycon Gonçalves, scj

É religioso da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Ingressou na Congregação no ano de 2016 no Seminário São José, em Rio Negrinho (SC). Professou os votos de castidade, pobreza e obediência no dia 02 de fevereiro de 2022.
Cursou Aprendizagem Industrial com ênfase na confecção de Calçados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industria - SENAI, SC.
É Graduado em Design Gráfico pela Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE
Também é graduado em Filosofia pela Faculdade São Luiz - FSL sua pesquisa se centrou no estudo da Semiótica de Charles Sanders Peirce aplicada no Design Gráfico.

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.