Dehonianos
Artigos
31.Ago - Jesus, o Filho feito homem, é o único verdadeiro caminho para entender Deus, conhecê-lo e encontrá-lo.
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Jesus, o Filho feito homem, é o único verdadeiro caminho para entender Deus, conhecê-lo e encontrá-lo.

Toda tentativa de chegar a Deus, fora de Cristo, é destinada ao fracasso. “Ninguém jamais viu a Deus. O Filho Único que está no seio do Pai, o deu a conhecer” (Jo 1, 18). Fora de Cristo, os homens se arriscam a dar ao rosto de Deus aparências muito estranhas e às vezes até perigosas, porque todo modo de pensar a divindade tem repercussão sobre o modo de pensar o homem e a sua vida. Hoje, há um verdadeiro renascimento de vários deuses pagãos, que não passam de criações humanas colocadas nos céus. Há o deus-poder que assusta e domina o mundo; que destrói a todos os que são contra ele. Volta a sobressair a imagem do deus-juiz que tem somente a função de punir e condenar (principalmente aqueles que não pensam como eu ou que não são da minha religião). Deus pode ainda voltar a ser alguém distante e inatingível, sem o mínimo interesse pelo homem e suas preocupações. Para muitos, ele se confunde com o mundo, dissolve-se e desaparece no cosmos, deixando o homem na solidão dos seus problemas não resolvidos.


Jesus trouxe ao mundo a revelação do verdadeiro rosto de Deus. Ele nos deu a conhecer o Pai. Foi algo tão surpreendente, tão diferente do pensamento dos homens que causou e, ainda hoje, causa escândalo, sendo considerado loucura para quem não crê. Mas, para aquele que crê, essa é a notícia mais bela, a verdade sonhada e esperada, que ilumina tudo e tão fascinante que é capaz de fazer vibrar o menor dos corações humanos. Cristo veio para nos dizer que Deus é Pai, é amor, é misericórdia. Aqui, as palavras começam a faltar e talvez seja melhor parar de falar (ou escrever) e começar a rezar.


 A revolução


Deus é amor. Essa é a grande novidade, a grande revolução que entrou na história humana, a luz que restituiu à humanidade os lineamentos perdidos por uma longa história de pecados, egoísmo e orgulho. Toda a história da salvação nos diz que “Deus é caridade” (1 Jo 4, 8). Ele escolhe, ama, perdoa, permanece fiel, apesar das traições e infidelidades de seu povo. Ele cria, por amor, todos os homens, o universo, para fazê-los participantes de uma vida plena e definitiva. Mas, para compreender totalmente Deus e sua caridade, precisamos olhar para Jesus Cristo, que morre na cruz pela salvação da humanidade.


Esse é o grande e alegre anúncio do Novo Testamento: “Assim o amor de Deus se manifestou a nós: Deus mandou seu Filho Único ao mundo, para que recebêssemos a vida por ele. Nisto consiste o seu amor: não fomos nós que amamos Deus, mas foi ele quem nos amou e mandou seu Filho como expiação pelos nossos pecados” (1 Jo 4, 9-10).


Hoje, muitos procuram um Deus a sua imagem e semelhança, que justifique seu modo de pensar e de agir. Mas há também muitos outros que continuam a crer no Deus revelado por e em Jesus Cristo, no verdadeiro Deus, que é Deus de amor e de misericórdia. É bom e mesmo necessário que, mesmo correndo o risco de não serem entendidos, queiram correr outro risco: continuar a crer no amor e apostar na força do perdão e da misericórdia


Padre Francisco Sehnem, scj

Padre Francisco Sehnem, scj

É religioso presbítero da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.
Ingressou na Congregação no ano de 1956 no Seminário São José, em Rio Negrinho (SC).
Professou os votos de castidade, pobreza e obediência no dia 02 de fevereiro de 1965.
Foi ordenado sacerdote no dia 06 de dezembro de 1970. Atuou como Mestre de Noviços.
Foi o primeiro Superior Regional no período de criação da nova Província Brasileira Meridional.
Atualmente é formador no Noviciado Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul.

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.