Dehonianos
Artigos
02.Mar - O coração de Cristo
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
O coração de Cristo

A devoção ao Coração de Cristo tem exercido uma profunda atração sobre muitos cristãos. É um culto que ressalta o amor do Filho de Deus, feito homem.


 O Coração de Jesus se refere à pessoa de Cristo, que na sua vontade, dedica um amor humano aos homens. Poderia ser definido como a pessoa de Cristo, enquanto sujeito de amor. A devoção ao Coração de Jesus tem, assim, como característica essencial a consideração do amor de Jesus.


Com a expressão Coração de Cristo entendemos, então, a própria pessoa de Cristo, o seu aspecto mais nobre, mais atraente para os homens: o do amor, síntese e foco unificador de toda vida, de toda obra e de toda pessoa de Jesus.


A devoção ao Coração de Cristo venera não só o amor humano de Jesus, mas também o amor divino. Quando dizemos Coração de Jesus, queremos siginificar a pessoa de Cristo, enquanto é, na sua pessoa e na sua vida, a máxima manifestação do amor divino-humano, com que Jesus Cristo nos amou e nos ama.


Cristo quis que seu lado transpassado na cruz ficasse como sinal visível, expressão máxima do seu amor. Amor que reclama correspondência.


 Rico em misericórdia


O papa Pio XII, em sua encíclica Haurietis Acquas ( Sorvereis águas ), escreveu  que o “Coração de Jesus é o coração de uma pessoa divina, ou seja, do Verbo encarnado e, por isso, representa e, por assim dizer, nos põe diante dos olhos todo amor que ele teve e ainda tem por nós. Portanto, fácil concluir que, em sua essência, o culto ao Coração Sacratíssimo de Jesus é o culto ao amor com que Deus nos amou por meio de Jesus, e, ao mesmo tempo, prática do nosso amor para com Deus e o próximo”.


Finalmente, o papa João Paulo II nos diz: “Continuai fazendo-vos evangelizadores daquele que é rico em misericórdia, porque a Igreja parece professar e venerar de modo particular a misericódia de Deus, dirigindo-se ao Coração de Cristo”.


O Papa nos diz que na pessoa de Jesus se revela também o amor misericordioso do Pai aos homens. O Coração de Jesus é também o amor misericordioso do Pai que, em Cristo, se revela e se dá aos homens. A misericórdia pode ser considerada o novo nome do Coração de Jesus.


Padre Francisco Sehnem, scj

Padre Francisco Sehnem, scj

É religioso presbítero da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.
Ingressou na Congregação no ano de 1956 no Seminário São José, em Rio Negrinho (SC).
Professou os votos de castidade, pobreza e obediência no dia 02 de fevereiro de 1965.
Foi ordenado sacerdote no dia 06 de dezembro de 1970. Atuou como Mestre de Noviços.
Foi o primeiro Superior Regional no período de criação da nova Província Brasileira Meridional.
Atualmente é formador no Noviciado Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul.

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.