Dehonianos
Artigos
25.Ago - PADRE DEHON E A PROXIMIDADE COM OS LEIGOS
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
PADRE DEHON E A PROXIMIDADE COM OS LEIGOS


Padre Carlos Luis Suárez Codorniú, Superior Geral dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, acompanhado do Padre Levi dos Anjos Ferreira, Conselheiro Geral, reuniram-se com a Família Dehoniana da Província Brasileira Meridional. Foram dois maravilhosos encontros. Dia 02 de julho, na Casa Padre Dehon de Brusque, o encontro realizou-se com a família Dehoniana de Santa Catarina e Curitiba (PR). No dia 09 de julho foi a vez do setor do Rio Grande do Sul, sendo o encontro realizado em Tuparendi.


Foi uma honra e enorme alegria receber Pe. Carlos Luis e Pe. Levi. Uma oportunidade única e singular de escutar as palavras do sucessor de nosso fundador Pe. Dehon e de seu conselheiro que é responsável para os países da América Latina.


Padre Carlos Luis falou sobre o carisma que compartilhamos, herdado de Pe. Dehon. Este carisma é um dom de Deus e os dons de Deus não têm fronteiras, são para todos. O carisma é um presente, é doado. Deve ser vivido na família, no trabalho, no dia a dia. Temos então, como leigos dehonianos, ou como juventude dehoniana, uma grande responsabilidade.


O Superior Geral, continuando sua fala, abordou que, quando Pe. Dehon compartilhou com sua família seu desejo de ser sacerdote, seu pai não ficou muito contente, pois tinha outros planos para o filho. Pe. Dehon sofria pelo fato de seu pai não aceitar sua decisão. E quando finalmente o pai entendeu a vocação do filho, acredita-se que foi um dos dias mais felizes para Pe. Dehon. O pai descobriu a importância do coração de Cristo na vida de seu filho, ficando tocado pelo mesmo coração. Este foi o ponto de encontro: o Coração de Cristo. O pai de Pe. Dehon pode ser considerando um dos primeiros leigos dehonianos, assim como os jovens de Saint-Quentin, onde nosso fundador começou a trabalhar como padre. Ele doou o seu tempo, a sua criatividade para acompanhar tantas pessoas, trabalhadores e empreendedores que ficaram surpreendidos com este homem, pelo seu modo de vida, pelas suas palavras e que oferecia algo especial para transformar a Igreja e a sociedade.


Ouvimos também de Pe. Carlos Luis a experiência por ele vivenciada ao ir ao encontro dos moradores de rua junto ao Projeto Social Ir ao Povo. Projeto este que vai ao encontro do próximo, oferecendo dignidade a pessoas à margem da sociedade, idealizado por leigos da Paróquia São Cristóvão de Itajaí. Assim como as apresentações culturais que mostraram as tradições locais pelas músicas e danças folclóricas. Nos dois momentos, a convivência fraterna do encontro presencial foi o fator marcante, acompanhado sempre de um delicioso café ou chimarrão. A exemplo de Pe. Dehon, que foi próximo a leigos, o Superior Geral e o Conselheiro também estiveram no meio dos leigos e da juventude dehoniana compartilhando e ouvindo relatos do cotidiano. Foram trocas enriquecedoras.


E o que é preciso fazer para ser um leigo dehoniano? Leigo Dehoniano não é uma pastoral. Trata-se de uma postura, um modo de SER, um compromisso de vida marcada pelo testemunho. É reconhecer na Eucaristia, que é o centro da vida dehoniana, o coração da espiritualidade e entender o mistério da Santidade da Adoração Eucarística que vai ao encontro do irmão. Isso é amar!


Padre Carlos Luis agradeceu a cada jovem e leigo dehoniano, pela perseverança, pelo apoio, pelo tempo dedicado à Igreja, à Congregação e aos irmãos. Pe. Levi lembrou de uma citação de Pe. Francisco Sehnem: “quando nos envolvemos nas coisas de Deus, achamos tempo para tudo”.


E atualmente? Como somos reconhecidos? Pela espiritualidade e carisma dehonianos. Pela disponibilidade para servir, escutar, acolher. O leigo dehoniano conhece o Evangelho, estuda, lê os escritos que Pe. Dehon deixou, trabalha pela justiça. E é reconhecido pelo grande amor à Eucaristia, pela contemplação.


Leigos e jovens dehonianos, que tenhamos a paixão por viver a Vida Cristã com um sotaque especial: o sotaque dehoniano. É o que nos une, o que nos faz caminhar juntos pois, o Seu caminho é também o nosso caminho. ( Cst. 12) Amém!


Vivat Cor Iesu, Per Cor Mariae!



Roseane Huber de Souza e Álvaro Francisco de Souza.

Roseane Huber de Souza e Álvaro Francisco de Souza.

São Naturais da cidade de Guabiruba, SC
Leigos Dehonianos desde 2011.
Roseane é Professora de Língua Portuguesa e Língua Alemã
e Alvaro é Engenheiro Civil, Professor de física e matemática.
Eles fazem parte da equipe da coordenação dos Leigos Dehonianos.

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.