Dehonianos
Aconteceu na Província
 
13.Jul - Inauguração das novas instalações do Arquivo Provincial Padre Lux (APPAL)
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Inauguração das novas instalações do Arquivo Provincial Padre Lux (APPAL)

 


A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus do ano de 2022 – ocorrida na data de 24 de junho – para a Província Brasileira Meridional dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá (SC), ocorreu num clima de festividade todo especial: pois, no ano em que a referida casa completa 90 anos de inauguração, esteve presente à celebração, o Superior Geral Padre Carlos Luís Suárez Codorniú, SCJ, assim como o membro do Conselho Geral da Congregação Padre Levi dos Anjos Ferreira, SCJ e o Superior Provincial Padre Sildo César da Costa, SCJ. Estiveram presentes dois bispos dehonianos: Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger e Dom Carmo João Rhoden, assim como vários sacerdotes, religiosos, noviços e seminaristas da Congregação.


Após a Santa Missa festiva, celebrada às 10h, todos se dirigiram à área frontal (parte antiga) do Seminário Sagrado Coração de Jesus, onde ocorreu a o momento inaugural das novas instalações do Arquivo Provincial Padre Lux.     


O APPAL, como é conhecido, foi inaugurado na data de 25 de abril de 1984, em Brusque (SC), pelo então Superior Provincial Padre Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ. Os trabalhos iniciais estiveram a cargo do saudoso Padre Eloy Dorvalino Koch, SCJ, falecido em 2011. Este, por decênios, empenhou-se à causa da salvaguarda de todo o acervo histórico e documental.


 No ano de 2017, o Arquivo Provincial Padre Lux foi transladado para o Seminário Sagrado Coração de Jesus/Sede Provincial, em Corupá (SC).


O espaço do APPAL, conta com: a sala que abriga o arquivo histórico e documental, o corredor no qual se encontram as fotos dos superiores gerais e provinciais, a Biblioteca de Teologia e a Biblioteca Dehoniana, ambas dedicadas ao Padre Francisco Sehnem, SCJ – sacerdote responsável pela aquisição e conservação da maior parte de todo o citado acervo bibliográfico – o qual esteve presente no evento; assim como a Sala de Estudos Padre Eloy Dorvalino Koch e a Sala de Estudos Irmão Cláudio Mallmann – religioso responsável pela antiga biblioteca da casa, falecido em 2007. Ainda, no mesmo recinto, localiza-se uma pequena capela.


Os religiosos dehonianos, bem como as paróquias por estes atendidas, são convidados a enviarem fotos, jornais, documentos históricos, livros, etc, para que sejam catalogados e conservados neste acervo. Visitas para conhecimento e pesquisas são bem-vindas, com horário a ser agendado, através do fone: (47) 3375-1194 – ramal 228, assim como através do e-mail: appal@brm.org.br.   


 


Fonte: Arquivo Provincial Padre Lux (APPAL)

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.