Dehonianos
Espiritualidade Dehoniana
 
Misericórdia o novo nome do Coração de Jesus
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Misericórdia o novo nome do Coração de Jesus

 


A devoção ao Coração de


Cristo tem exercido uma profunda atração


sobre muitos cristãos. É um culto que ressalta o amor do Filho de Deus, feito homem.


 


O Coração de Jesus se refere à pessoa de Cristo, que na sua vontade, dedica um amor humano aos homens. Poderia ser definido como a pessoa de Cristo, enquanto sujeito de amor. A devoção ao Coração de Jesus tem, assim, como característica essencial a consideração do amor de Jesus.


Com a expressão Coração de Cristo entendemos, então, a própria pessoa de Cristo, o seu aspecto mais nobre, mais atraente para os homens: o do amor, síntese e foco unificador de toda vida, de toda obra e de toda pessoa de Jesus.


A devoção ao Coração de Cristo venera não só o amor humano de Jesus, mas também o amor divino. Quando dizemos Coração de Jesus, queremos siginificar a pessoa de Cristo, enquanto é, na sua pessoa e na sua vida, a máxima manifestação do amor divino-humano, com que Jesus Cristo nos amou e nos ama.


Cristo quis que seu lado transpassado na cruz ficasse como sinal visível, expressão máxima do seu amor. Amor que reclama correspondência.


 


Rico em misericórdia


O papa Pio XII, em sua encíclica Haurietis Acquas (Sorvereis águas), escreveu  que o “Coração de Jesus é o coração de uma pessoa divina, ou seja, do Verbo encarnado e, por isso, representa e, por assim dizer, nos põe diante dos olhos todo amor que ele teve e ainda tem por nós. Portanto, fácil concluir que, em sua essência, o culto ao Coração Sacratíssimo de Jesus é o culto ao amor com que Deus nos amou por meio de Jesus, e, ao mesmo tempo, prática do nosso amor para com Deus e o próximo”.


Finalmente, o papa João Paulo II nos diz: “Continuai fazendo-vos evangelizadores daquele que é rico em misericórdia, porque a Igreja parece professar e venerar de modo particular a misericórdia de Deus, dirigindo-se ao Coração de Cristo”.


O Papa nos diz que na pessoa de Jesus se revela também o amor misericordioso do Pai aos homens. O Coração de Jesus é também o amor misericordioso do Pai que, em Cristo, se revela e se dá aos homens.


A misericórdia pode ser considerada o novo nome do Coração de Jesus.


 


Fotógrafo: P. André Borges da Silva, scj

Fonte: P. Francisco Sehnenn, scj

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.