Dehonianos
Memória da Província
 
19.Ago - 70 anos de inauguração da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário - Nereu Ramos
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
70 anos de inauguração da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário -  Nereu Ramos

A data de 15 de agosto de 2022 possui um significado especial para a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul. Há exatamente 70 anos, realizava-se a inauguração do templo, em 15 de agosto de 1952.


É a terceira Igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário, da história do Bairro. A primeira, datada dos fins do século XIX, era de madeira. A segunda, de 1918, era de alvenaria. E a atual, construiu-se de 1946 a 1952, tendo como idealizador e construtor o Padre Antônio Echelmeyer, SCJ.


Em 1941, Padre Antônio Echelmeyer foi nomeado pároco da Paróquia São José, de Corupá, responsável pelo atendimento pastoral da então Capela Nossa Senhora do Rosário, de Retorcida (hoje Nereu Ramos). O saudoso sacerdote lançou o ideal da construção do atual templo. As famílias, sob a liderança de Padre Antônio, se empenharam muito na edificação. É necessário citar que, com o povo, Padre Antônio enfrentava todo o tipo de trabalho árduo para essa construção.


A festa da pedra fundamental ocorreu em 15 de agosto de 1947. A planta foi trazida da Alemanha, pelo próprio Padre Antônio. Além de toda a ajuda financeira obtida na comunidade e região, é necessário citar que os familiares do citado sacerdote, de Emsdetten (Alemanha), onde nasceu em 3 de maio de 1913, remeteram muitos valores financeiros para os gastos da obra e necessidades posteriores.


Inaugurada há 70 anos, a capela foi elevada ao título de “Curato Nossa Senhora do Rosário” e Padre Antônio Echelmeyer foi nomeado vigário, passando, então, a residir na comunidade. Em fevereiro de 1958 foi transferido para Lavras (MG); mas, através de um abaixo-assinado, retornou a Nereu Ramos em fevereiro de 1962, permanecendo, ininterruptamente, até o seu falecimento na Sexta-feira Santa, dia 5 de abril de 1985. Seus restos mortais repousam no interior da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Por cerca de quatro décadas viveu na região de Nereu Ramos.


Com o falecimento de Padre Antônio Echelmeyer em 1985, assumiu os cuidados pastorais do então Curato Nossa Senhora do Rosário o Padre Aloísio Boeing, SCJ, o qual já residia no Centro Shalom (também obra de Padre Antônio, que serviu de ambulatório), desde 1983. Padre Aloísio faleceu na data de 17 de abril de 2006, sendo sepultado no jardim lateral da Igreja. Desde então, seu túmulo tornou-se um lugar de peregrinação e de oração. Igualmente, sua casa tornou-se local de visitação. Em 2013 foi aberto oficialmente o processo de beatificação do Servo de Deus Padre Aloísio Sebastião Boeing. Mensalmente, no dia 17, lembrando o seu falecimento, Missas são celebradas.


No dia 15 de fevereiro de 2009, foi criada oficialmente a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, contando com sete comunidades. O atual pároco é o Padre Airton Franzner, SCJ, sendo vigário paroquial o Padre Luiz Antônio de Faria, SCJ.


Ao longo da semana (15 a 20 de agosto de 2022), Missas estão sendo celebradas, às 19h, recordando os 70 anos de inauguração. No sábado, dia 20, a Missa das 19h será especial, em ação de graças pelo 70º aniversário da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.


Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.