Dehonianos
Notícias da Igreja
 
A Santa Sé: o espaço é um bem comum para todos os Estados
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
A Santa Sé: o espaço é um bem comum para todos os Estados

Amedeo Lomonaco – Vatican News


"Os horizontes de nossa casa comum estão em constante expansão. Tudo isso deve ser usado para melhorar as relações pacíficas entre os Estados, garantindo que os benefícios das novas tecnologias cheguem a todos". Isto foi enfatizado pelo observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, dom Gabriele Caccia, falando em Nova York em 28 de outubro na 77ª sessão da Assembleia Geral da ONU.


Sistemas de governança


Em seu discurso, o arcebispo expressou uma preocupação particular: "A região do espaço sideral mais próxima da Terra está se tornando cada vez mais repleta de satélites, e esta concentração convida à competição para assegurar o número limitado de órbitas preferenciais". A "sustentabilidade dos usos pacíficos existentes" é assim ameaçada. Portanto, é urgentemente necessário um acordo sobre sistemas de governança que realmente promovam o bem comum.


O problema dos detritos espaciais


O observador da Santa Sé também aponta as prioridades no âmbito da cooperação internacional no uso pacífico do espaço: "primeiro, a sustentabilidade futura da atividade espacial exige que todos os Estados cooperem para limitar a criação de novos detritos espaciais". Outra urgência é "equilibrar os interesses comerciais com os da pesquisa científica". O espaço, prosseguiu dom Caccia, constitui "um bem comum". E os benefícios "devem ir para todos os Estados, independentemente de seu nível de desenvolvimento".


Contribuições do espaço para a Terra


Em seu discurso, o arcebispo Caccia finalmente aponta um caminho a seguir: devem ser promovidos esforços colaborativos "para estudar como o espaço exterior pode contribuir para alcançar as Metas de Desenvolvimento Sustentável, inclusive através do monitoramento ambiental, avisos de risco de desastres, verificação de acordos de controle de armas e apoio à saúde".


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.