Dehonianos
Notícias da Igreja
 
A visita do Imperador do Brasil dom Pedro II à Terra Santa
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
A visita do Imperador do Brasil dom Pedro II à Terra Santa

Lurdinha Nunes - Jerusalém


EMBAIXADOR ALESSANDRO CANDEAS - Representante do Brasil na Palestina


A ideia do documentário é fazer um diálogo diacrônico entre dois momentos da história e como o Imperador visitou e registrou no seu diário com emoção os detalhes. Ele era muito minucioso ao descrever a paisagem natural e humana. Nossa ideia é mostrar como ele viu os lugares santos em 1876 e como estão esses mesmos lugares hoje. 


Diário do imperador


“Estou às margens do lago de Genezaré. As impressões da noite passada e deste dia exigiriam outro narrador cuja pena remontasse à altura de seus sentimentos.


Às 10 e meia estava à margem do lago em Tell Hum. O chão está cheio de troços de colunas; pedaços de entablamento com baixos-relevos, alguns de desenho curioso e um capitel coríntio. Achava-me no lugar da sinagoga onde Cristo pregou. Fiquei por momentos absorvido em minhas contemplações.


O lugar da exposição  e do lançamento do documentário é significativo, próprio  no Austrian Hospice em Jerusalém na Via Dolorosa, onde o Imperador ficou hospedado.


P. Markus Stephan Bugnyar - Diretor Austrian Hospice


O Austrian Hospice,  era a maior casa de acolhimento  dentro das muralhas da cidade velha. E também a mãe do imperador era descendente de austríacos, então havia uma boa razão para ele se hospedar conosco. Especialmente na segunda metade do século XIX, este evento foi extremamente importante para todas as peregrinações e peregrinos que vinham à Terra Santa, que vinham a Jerusalém. Certamente foi e ainda é um testemunho e incentivo às peregrinações 


Fotografias e belas imagens para contar a experiência do Imperador como peregrino na  com a Terra Santa


CATARINA LUCENA CANDEAS - Edição do documentário


A ideia central do documentário era justamente mostrar a perspectiva do D. Pedro vindo à Terra Santa. Ver que ainda no nosso mundo contemporâneo os monumentos ainda estão intactos.


EMBAIXADOR ALESSANDRO CANDEAS Representante do Brasil na Palestina


O imperador era um cristão fervoroso e ele veio à Terra Santa  como peregrino. Ele não veio em viagem oficial mas  como cristão, humanista, historiador. Em Jerusalém ele se hospedou aqui no Austrian Hospice e por isso nós decidimos fazer o lançamento aqui. Ele quís passar  aqui o seu aniversário  em 1876 que é no dia 2 de dezembro. Estamos aqui exatamente neste dia e essa coincidência é proposital deliberada para homenagear uma parte da história do Brasil que faz essa conexão entre o primeiro chefe das Américas a visitar a Terra Santa e vemos uma conexão com o Bicentário da Independência do Brasil. Essa foi a forma que encontramos para fazer a síntese de todos essses elementos neste lançamento.


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.