Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Aberto concurso para composição do Hino do Jubileu de 2025
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Aberto concurso para composição do Hino do Jubileu de 2025

O Concurso internacional, lançado pelo Dicastério para a Evangelização para a composição do hino oficial do Jubileu de 2025, está aberto aos compositores do mundo inteiro. O texto, em italiano, foi escrito por Pierangelo Sequeri.


O Setor do Dicastério para as questões fundamentais da evangelização no mundo, ao qual o Papa confiou a organização do próximo Jubileu, pede que a composição musical saiba expressar a identidade do evento. Em um comunicado, o Dicastério explica que o lema do Jubileu escolhido por Francisco, "Peregrinos da esperança", poderá orientar os músicos dos vários continentes a compor uma música que sintetize este tema específico.


Segundo o Regulamento, deve-se levar em conta o objetivo litúrgico e a possibilidade de que a partitura possa ser executada por uma schola cantonmum, bem como por uma assembleia litúrgica. O texto musical deve ser inédito.


Como participar do Concurso


A participação no Concurso, que tem início a partir deste sábado, 17 de setembro, é gratuita. Maiores informações podem ser obtidas no site www.iubilaeum2025.va/it/inno.html e na página do Dicastério www.pcpne.va. A partir de 16 de janeiro de 2023, será possível baixar a proposta na referida página. O prazo para as candidaturas é até 25 de março de 2023, até às 20h (CET). Um júri especial, que será nomeado a seguir, passará à avaliação das propostas e decidirá qual será a música do hino oficial do Jubileu de 2025.


O canto na vida dos fiéis


Segundo o comunicado do Dicastério, o canto caracteriza a vida de fé, que é uma "peregrinação à luz do Senhor Ressuscitado". Mostram isso também as Sagradas Escrituras repletas de "cânticos e cujos Salmos são um exemplo luminoso disso. Por exemplo, as orações do povo de Israel eram escritas para serem cantadas e apresentadas diante do Senhor as vicissitudes mais humanas. A tradição da Igreja nada mais faz que prolongar esta união, fazendo do canto e da música um dos pulmões da própria liturgia".


Conteúdo do Hino do Jubileu: "Peregrinos da Esperança"


O Jubileu, um evento que leva as pessoas em peregrinação rumo à Porta Santa, encontra no canto um meio para dar voz ao seu lema: “Peregrinos da esperança”. O texto, composto por Pierangelo Sequeri, engloba os numerosos temas do Ano Santo. O próprio lema do Jubileu encontra, em primeiro lugar, sua melhor ressonância bíblica em algumas páginas do profeta Isaías (Isaías 9 e 60), como temas da criação, fraternidade, ternura de Deus e esperança. Suas palavras são um cântico dirigido a Deus, que surge, espontaneamente, durante o caminho do povo: "um cântico - explica o Dicastério vaticano – repleto de esperança em vista da sua libertação e proteção", acompanhado do "desejo de que possa chegar aos ouvidos de Quem o ilumina: Deus, como uma chama sempre viva, mantém acesa a esperança e dá forças à caminhada do seu povo”. O Dicastério para a Evangelização acrescenta ainda: “O profeta Isaías refere-se, diversas vezes, à família dos homens e mulheres, filhos e filhas, que voltam da dispersão, reunidos pela luz da Palavra de Deus, que é a de seu Filho feito Homem, Jesus. Com a sua Palavra, Ele reúne todos os povos e nações, cujos passos são fruto da chama viva de Jesus. Assim sendo, emerge o tema da esperança cristã, que é "dinâmica” e ilumina a peregrinação da vida, mostrando os rostos dos irmãos e irmãs, companheiros de caminhada". O comunicado do Dicastério para a Evangelização conclui, dizendo: “Não se trata de um perambular de lobos solitários, mas da marcha de um povo, confiante e feliz, que se dirige rumo a um Novo destino”.


O texto do Hino proposto aos músicos


 


Pellegrini di speranza (Peregrinos da esperança)


Fiamma viva della mia speranza


questo canto giunga fino a Te!
Grembo eterno d’infinita vita
nel cammino io confido in Te.


Ogni lingua, popolo e nazione
trova luce nella tua Parola.
Figli e figlie fragili e dispersi
sono accolti nel tuo Figlio amato.


Fiamma viva della mia speranza
questo canto giunga fino a Te!
Grembo eterno d’infinita vita
nel cammino io confido in Te.


Dio ci guarda, tenero e paziente:
nasce l’alba di un futuro nuovo.
Nuovi Cieli Terra fatta nuova:
passa i muri Spirito di vita.


Fiamma viva della mia speranza
questo canto giunga fino a Te!
Grembo eterno d’infinita vita
nel cammino io confido in Te.


Alza gli occhi, muoviti col vento,
serra il passo: viene Dio, nel tempo.
Guarda il Figlio che s’è fatto Uomo:
mille e mille trovano la via.


Fiamma viva della mia speranza
questo canto giunga fino a Te!
Grembo eterno d’infinita vita
nel cammino io confido in Te.


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.