Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Abusos, workshop internacional sobre proteção nos institutos religiosos
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Abusos, workshop internacional sobre proteção nos institutos religiosos

"Criar uma cultura da proteção". Esse é o título do workshop, promovido pelas duas Uniões de Superiores e Superioras Gerais (USG-UISG), no qual 132 participantes, provenientes de 90 congregações e representando 39 nacionalidades, são chamados a discutir. O evento se realiza na comunidade "Fraterna Domus" em Sacrofano, nas proximidades de Roma, desta segunda a sexta-feira, 6 a 10 de novembro, e tem como objetivo central a criação de uma cultura da proteção dentro das congregações religiosas. Trata-se de uma oportunidade sem precedentes para que líderes religiosos e responsáveis pela proteção provenientes do mundo inteiro aprendam, compartilhem experiências e colaborem para promover um ambiente seguro e inclusivo para todos os membros das congregações religiosas e para as pessoas a quem servem, especialmente menores e adultos em situações vulneráveis.


Cinco pontos-chave


Há cinco pontos principais no workshop: fornecer uma formação abrangente sobre as etapas para criar uma cultura da tutela por meio da proteção e da prevenção; oferecer informações detalhadas sobre o abuso de menores e adultos vulneráveis, incluindo membros religiosos e jovens em formação; dar voz aos sobreviventes, permitindo que eles compartilhem suas histórias; aprofundar o conhecimento sobre práticas de prevenção de abusos, incluindo a formação, recrutamento e implementação de políticas; e explorar maneiras de responder a problemas, incluindo a gestão de acusações, o papel do direito civil e canônico, o cuidado com as pessoas afetadas pelo abuso e a comunicação eficaz com os outros.


Especialistas na área


A facilitação do encontro será feita por especialistas de renome internacional na área de proteção e prevenção de abusos, incluindo o irmão Brendan Geary, a irmã Maria Rosaura González Casas, o padre Tim Brennan, Tina Campbell e a irmã Tiziana Merletti. "As situações de abusos são um problema sério com o qual temos que lidar, e esse workshop é uma oportunidade de aprender como criar ambientes seguros para os membros de nossas congregações e para as pessoas a quem servimos", afirma o irmão Emili Turú, secretário-geral da USG, co-organizador desse evento. Por sua vez, a irmã Mary John Kudiyiruppil, vice-secretária da UISG, diz: "Estamos entusiastas em ver que tantas pessoas do mundo inteiro decidiram se juntar a nós para esse evento tão importante".


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.