Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Chile: padres da Arquidiocese de La Serena refletem sobre a crise vocacional
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Chile: padres da Arquidiocese de La Serena refletem sobre a crise vocacional

Os sacerdotes engajados no serviço pastoral das comunidades eclesiais das províncias de Elqui e Limarí, da arquidiocese chilena de La Serena, reuniram-se em 5 de julho, na Casa de Retiro "El Tránsito", para refletir sobre a situação vocacional.


Como informa a nota Arquidiocesana, o objetivo era tomar consciência da falta de vocações, especialmente para a Igreja de La Serena, e comprometer-se a promover caminhos vocacionais para os jovens da região, considerando que esta é uma das prioridades das Diretrizes Pastorais Arquidiocesanas.


Reflexão marcada por três videoconferências


Três videoconferências foram feitas durante o dia, a primeira das quais foi dada pelo sociólogo e professor da Universidade Católica do Norte, Sergio Murga, que se referiu à relação dos jovens com a Igreja e as instituições em geral.


"Os jovens que entrevistei colocaram uma barreira em relação a mim, uma espécie de distância da Igreja. O dogmatismo com o qual eles ouvem os padres e as autoridades eclesiásticas se expressarem provoca uma espécie de distanciamento social, que impede uma aproximação por parte desta faixa etária. Falar com certa autoridade da 'verdade absoluta', na realidade atual, os distancia do discurso inspirado nos textos bíblicos'", disse o conferencista.


Ouvir e olhar, antes de falar


Além disso, ele enfatizou que os aspectos a serem considerados para a pastoral juvenil devem promover "uma abordagem com dois olhos, dois ouvidos e uma boca: isto é, ouvir e olhar, antes de falar. Quando tento impor meu ponto de vista, me torno dogmático. Temos que romper barreiras e nos perguntar: o que os jovens de hoje, os idosos, os migrantes, as mulheres precisam".


Também estiveram presentes no encontro os sacerdotes Andrés Valenzuela, reitor do Pontifício Seminário Maior "San Rafael" em Valparaíso, e Alberto Zambrana, ex-reitor do Seminário Maior "Santo Cura de Ars" de La Serena, atualmente formador na casa de formação sacerdotal.


Desafio do chamado vocacional à vida consagrada


Ambos abordaram a visão geral dos seminários no Chile e os desafios que surgem através desta realidade. As vocações no país "têm sido afetadas há vários anos, devido às situações que estamos vivendo como país e também como Igreja".


"Isto reduziu as admissões em nossos seminários e também nos leva a refletir sobre como hoje podemos fornecer os instrumentos certos, para que os jovens possam se questionar sobre seu possível chamado vocacional à vida consagrada."


Pastoral vocacional, contemplar a família


Também destacou a necessidade de "não pensar somente neles, mas também nas famílias, o que implica prestar atenção nas crianças, adolescentes, jovens e adultos jovens, que poderão estar a serviço das paróquias como catequistas, leigos comprometidos ou futuros sacerdotes e religiosos".


A Arquidiocese de La Serena tem uma população de 691 mil habitantes, dos quais 421 mil são católicos, 34 paróquias, 34 sacerdotes diocesanos e 25 sacerdotes religiosos, 65 diáconos permanentes e 8 seminaristas maiores.


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.