Dehonianos
Notícias da Igreja
 
China. Gratidão: paróquia dedicada ao Sagrado Coração celebra 150 anos de criação
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
China. Gratidão: paróquia dedicada ao Sagrado Coração celebra 150 anos de criação

Gratidão, alegria e orações de louvor ao Senhor marcaram a solene celebração dos 150 anos de fundação da paróquia de Yongning, na periferia de Pequim, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.



No país, inúmeras igrejas dedicadas ao Sagrado Coração


A devoção ao Sagrado Coração de Jesus na China acompanha e conforta a fé de muitos católicos chineses e é expressa de várias maneiras, a começar pelos muitos ícones e estátuas espalhados em santuários. Inúmeras igrejas em todo o país são dedicadas ao Sagrado Coração de Jesus. Não há uma família católica chinesa que não tenha pelo menos uma imagem do Sagrado Coração em sua casa.


A igreja de Yongning, no distrito de Yanqing, faz parte da Arquidiocese de Pequim e está localizada a 87 km do centro da capital chinesa. No domingo, 18 de junho, os fiéis encheram a igreja, a praça diante dela e o pátio que a circunda, rezando em frente à Cruz de madeira, à placa em homenagem aos paroquianos martirizados durante a Rebelião dos Boxers, em frente à estátua do Sagrado Coração de Jesus e perto da gruta de Nossa Senhora (inauguradas em 2011, quando a praça foi dedicada ao Sagrado Coração, um evento também transmitido pela equipe de TV "Que o mundo seja amado" no canal nacional televisivo CCTV 4).


Dia de Santificação dos Sacerdotes


Juntamente com dom Joseph Li Shan, arcebispo de Pequim, 15 sacerdotes concelebraram a solene Eucaristia e também o Dia de Santificação dos Sacerdotes. Em sua homilia, o arcebispo exortou todos a "dedicar a si mesmos, suas famílias e suas paróquias ao Sagrado Coração de Jesus" a fim de "caminhar, testemunhar e pregar no caminho da evangelização, espalhando o Amor de Deus e o Evangelho de Cristo ao longo do Rio Guishui" (rio que atravessa o distrito, ndr).


Fiéis de outras religiões, representantes da autoridade civil e até mesmo funcionários da mídia oficial sempre foram convidados para todas as celebrações na paróquia. A igreja de Yongning também ofereceu seus serviços espirituais durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim e é conhecida por suas iniciativas sociais e culturais.


"A pequena catedral de Pequim"


A igreja em estilo gótico é chamada pelo povo de Deus como "a pequena catedral de Pequim". Ela foi fundada por missionários em 1873 e destruída pelos Boxers em 1900. Durante essa revolta, mais de mil católicos que frequentavam a paróquia foram massacrados, como lembra o monumento erguido em sua memória no pátio da igreja. O local de culto foi reconstruído em 1902. A igreja foi gravemente danificada durante a Revolução Cultural, quando foi transformada em um armazém de grãos por 20 anos.


O local de culto foi devolvido à Igreja em 1985 e reaberto em 1987 após a restauração. Desde 1993, a paróquia tem um padre residente que promove a pastoral e também iniciativas nas áreas de conscientização ambiental, mídia e contatos de apoio entre a comunidade local e grupos e associações internacionais.


(com Fides)






Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.