Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Copa do Mundo no Catar
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Copa do Mundo no Catar

Silvonei José - Vatican News


Estamos vivendo mais uma Copa do Mundo de Futebol, desta vez no Catar. Esse país é considerado um emirado, já que é governado por um emir (título de nobreza), e está localizado na Ásia Continental, na região considerada Península Arábica.


Com apenas 11.610 km² de extensão, o Catar tem praticamente metade do estado de Sergipe que é considerado o menor estado brasileiro. Isso significa que, para atravessar o país entre as cidades de as-Salwa (mais ao sul) e al-Mafjar (mais ao norte), bastam 211 quilômetros de estrada. Pouco mais de duas horas e meia de carro.


Considerado uma península, o país tem fronteira com a Arábia Saudita, enquanto os demais limites são de mar: a leste e norte está o Golfo Pérsico; a oeste está o Golfo do Bahrein.


Com cerca de 2,7 milhões de habitantes, o Catar tem Doha como capital e segue o islamismo como religião predominante. O árabe é a língua oficial no país; o inglês aparece como segundo idioma mais falado – em parte, porque quase 75% dos moradores são estrangeiros, principalmente da Índia. Em 2013, o emirado tinha somente 280 mil habitantes.


O Catar é governado pela dinastia al-Thani desde 1825, quando o país ainda estava sob domínio do Império Otomano. Em 1916 se tornou um protetorado do Império Britânico e conquistou a independência em 1971. 


Com boa parte da economia baseada na exploração de petróleo, o país é considerado um dos mais ricos do mundo – sendo 50% do Produto Interno Bruto (PIB) dependente do setor de gás e energia.


Sobre a Copa do Mundo dce Futebol nós conversamos com Sua Excelência o Embaixador do Estado do Catar junto à Santa Sé, Sheikh Mohammed Yousef J.J. Al-Thani.


O Papa Francisco mais uma vez encorajou o uso do esporte como um instrumento de paz. No final da Audiência Geral na quarta-feira (23/11), o Pontífice recordou os jogos da Copa do Mundo no Catar: "Que este importante evento seja uma ocasião de encontro e harmonia entre as nações, promovendo a fraternidade e a paz entre os povos".


R - Todo respeito e apreço a você, por demonstrar interesse , comunicação e pela cooperação num espírito de fraternidade e abertura na apresentação deste grande evento que atrai os olhos e os benefícios de todo o mundo, e a grande responsabilidade que repousa sobre todos nós.


Particularmente para o Catar, realizar a tarefa de organizar a Copa do Mundo foi um grande desafio e isso num nível apropriado, reunindo nossos irmãos em humanidade, independentemente de todas as afiliações, orientações e culturas, aqui em um único fórum que encarna a convivência, o diálogo e a compreensão diretamente e em sua melhor configuração.


Foi o que procuramos fazer realizando a "Copa do Mundo do Catar 2022", e Sua Santidade o Papa Francisco e Sua Alteza o Emir do Estado do Qatar, Xeique Tamim bin Hamad Al Thani, concordaram que este evento esportivo deve ser por excelência e importância, uma ocasião de encontro e concórdia entre as nações e de fortalecimento da fraternidade. Paz entre os povos.


Nós, no Qatar, a liderança e o povo, sentimos uma grande honra que Sua Santidade o Papa exprima esta impressão como um grande bem moral para a Copa do Mundo e seus nobres objetivos humanitários, para o bem geral de nossos irmãos na humanidade e na fé em um só Deus, preservando as tradições e valores comuns a todos os povos e respeitando a vontade de Deus em sua criação e determinação. Pela sua natureza.


O mundo olha para seu país com grande atenção. Na sua opinião, o que será o Catar após este evento?


Abertura, convivência e paz é a abordagem e a realidade que a liderança e o povo do Catar adotaram antes da Copa do Mundo Qatar 2022, e o mundo o experimentou como turistas, jogadores, fãs e outros durante sua presença no Catar, em coexistência direta com a realidade. O mundo inteiro testemunha este momento por momento na transmissão ao vivo através das telas de televisão, e isto é o que permanecerá como uma realidade para nós.


Esperamos que permaneça nas mentes e na memória do mundo, para construir sobre ele uma cooperação contínua e frutífera em todos os níveis, econômico, cultural, esportivo e de vida em geral, incluindo os interesses mútuos entre países, pessoas de onde quer que elas venham.


Portanto, vamos em direção a este objetivo com espírito esportivo, e torcemos pelo melhor da raça humana.





Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.