Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Crianças e jovens da Terra Santa pedem a paz
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Crianças e jovens da Terra Santa pedem a paz

São 7h30 deste sábado, 4 de novembro, na Escola Terra Santa, em Jerusalém. O instituto educativo da Custódia da Terra Santa, que acolhe centenas de estudantes entre os 12 e os 17 anos, oferece uma educação 360 graus para os preparar sobretudo para enfrentar o desafio mais importante: a construção da Paz numa Terra que está cheio de conflitos. Junto com eles os pequenos da escola primária São José. Um sinal da missão educativa que a Custódia desempenha ha seculos


F.FRANCESCO PATTON- Custódio da Terra Santa


Aqui na Terra Santa há séculos tentamos viver a proposta de São Francisco e o espírito evangélico de paz. Tentamos educar para a paz e antes de tudo educar para a aceitação mútua, para a coexistência. Nas nossas escolas, cristãos e muçulmanos geralmente vivem juntos. Na escola de música Magnificat estão cristãos, judeus e muçulmanos. O que tentamos colocar um pouco em prática em termos mais atuais é o espírito da Encíclica Fratelli tutti do Papa Francisco: tentar cultivar amizades entre crianças e jovens que também são de religiões diferentes, até de grupos étnicos diferentes, mas que precisam aprender antes de tudo a reconhecer-se.


 “Rezar para respirar a paz - diz o Custódio - para que possamos respirar um ar de  reconciliação e perdão: sejam crianças que construam a paz, meninos e meninas, jovens que mantenham a paz”


F.FRANCESCO PATTON-Custódio Terra Santa


Um dia eles terão que viver em uma sociedade difícil como a do Oriente Médio e terão que fazer a escolha pela paz nas próprias vidas.


Os  jovens exibiram cartazes a favor do diálogo e da superação das divisões e conflitos. Enquanto os pequenos, vestidos de anjos, nos lembram tragicamente as muitas vítimas inocentes que esta guerra causou. Há uma sucessão de cantos e orações em árabe, inglês e italiano, com orações evocando sobretudo as palavras do Papa e voltando sempre à oração de São Francisco


F. Ibrahim Faltas- Diretor Escolas Terra Santa


Todos os dias fazemos a oração simples de São Francisco, mas hoje fizemos uma oração pela paz. Todos participaram, estudantes de 3 a 18 anos. Todos contra a guerra, a violência, o ódio... todos disseram basta de guerra, chega de violência, chega de sangue... queremos viver como crianças... não queremos mais guerra. Vejam, fizeram esta pintura de São Francisco e pediram ao Papa Francisco que nos ajudasse para o cessar-fogo e para acabar com esta guerra...Hoje demonstraram o que as crianças querem e elas querem a paz. Eu sou o diretor da escola mas fiquei muito surpreso com tudo o que as crianças disseram hoje, porque prepararam tudo com o coração…e realmente esperamos que o Senhor nos ouça. Isto diz respeito a todas as crianças da Terra Santa, crianças de Gaza, de Jenin, de Nablus, de Tel Aviv. Porque neste momento todas as crianças estão sofrendo muito.


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.