Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Depois de seis anos, papa Francisco volta a celebrar Corpus Christi em São João de Latrão
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Depois de seis anos, papa Francisco volta a celebrar Corpus Christi em São João de Latrão

A celebração da solenidade de Corpus Christi na catedral de Roma aparece mais uma vez na agenda do papa divulgada pela Santa Sé.


 


Conforme confirmado no último sábado pelo mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dom Diego Ravelli, a missa acontecerá no domingo, 2 de junho, na basílica romana, às 17 horas locais.


 


Depois, haverá a tradicional procissão até a basílica de Santa Maria Maior, onde será dada a bênção eucarística.


 


Há seis anos não se celebra essa solenidade na basílica de São João de Latrão, sede episcopal de Roma.


 


Em 2018, o papa celebrou o Corpus Christi em Casal Bertone, nos arredores de Roma. Em 2019 celebrou a santa missa na igreja de Santa María Consoladora, em Ostia.


 


As comemorações foram canceladas nos dois anos seguintes como parte das restrições impostas por temor à pandemia de covid-19.


 


Em 2022 a Santa Sé cancelou a liturgia por causa das dores no joelho do papa Francisco. Em 2023, o papa foi internado no hospital Gemelli para uma cirurgia abdominal na época de Corpus Christi.


 


A origem do Corpus Christi


A solenidade de Corpus Christi foi instituída em 1246 pelo bispo Roberto de Thorete por sugestão de santa Juliana de Mont Cornillon.


 


Depois do milagre eucarístico de Bolsena, em meados do século XIII, o papa Urbano IV estendeu esta celebração a toda a Igreja Universal em 1264 com a bula Transiturus, fixando-a para a quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade.


 


 


 


 


Fonte:acidigital.


Fotógrafo: Reprodução foto ACI Prensa.


Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.