Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Dom Arellano: sem uma nova agricultura, a fome vencerá
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Dom Arellano: sem uma nova agricultura, a fome vencerá

Dom Fernando Chica Arellano


Combater a pobreza, erradicar a fome e contrastar fenômenos ambientais extremos são apenas alguns dos objetivos que 193 países se comprometeram a atingir até 2030, assinando um programa de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade. As metas estabelecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) têm validade global. Elas dizem respeito e envolvem todas as nações e todos os setores da sociedade, das empresas privadas ao setor público, dos idosos aos jovens, da ciência às áreas rurais, das ONGs aos trabalhadores da informação e da cultura.


As 17 metas presentes na Agenda 2030 referem-se a um conjunto de questões estratégicas de desenvolvimento das dimensões econômica, social e ecológica e visam acabar com a pobreza, combater a desigualdade, enfrentar os efeitos nocivos das mudanças climáticas e construir comunidades pacíficas que respeitem os direitos humanos.


Situação atual


Neste quadro coloca-se a próxima Cúpula Mundial de Sistemas Alimentares (UNFSS), que acontecerá em Nova York em setembro de 2021 e sendo precedida por uma Pré-Cúpula, que está sendo realizada em Roma de 26 a 28 de julho. O objetivo declarado desses importantes simpósios internacionais é promover sistemas alimentares resilientes que promovam uma melhor agricultura, fomentem cadeias de produção sustentáveis e incentivem estilos de vida saudáveis. Portanto, a intenção é realizar dois grandes encontros para traçar um novo rumo para a agricultura e a alimentação de hoje e de amanhã, levando em conta a óbvia deterioração do planeta que estamos testemunhando. A este respeito, os últimos números do relatório sobre a segurança alimentar global (The State of Food Security and Nutrition in the World) mostram um quadro impiedoso: em 2020, mais de 800 milhões de pessoas no mundo passaram fome.


O aumento dos custos dos alimentos e a baixa acessibilidade econômica têm impedido um número crescente de pessoas de ter acesso a uma dieta saudável ou nutritiva. Quase 12% da população mundial sofreu de insegurança alimentar aguda em 2020, ou seja, cerca de 928 milhões de pessoas, 148 milhões a mais do que há dois anos. Além disso, em comparação com 2019, cerca de 46 milhões a mais de pessoas na África e 57 milhões a mais na Ásia foram afetadas pela fome somente no ano passado. Estima-se que até 2030 mais da metade dos famintos crônicos do mundo viverá no continente africano.


Desenvolvimento integral


Garantir que todos tenham acesso a alimentos nutritivos suficientes é um imperativo moral para um desenvolvimento verdadeiramente integral. O que é necessário, portanto, é uma verdadeira conversão para um modelo baseado em uma alimentação saudável, capaz de conter a desnutrição e ao mesmo tempo compensar os custos de saúde devido às consequências da má nutrição, ajudando assim a mitigar os crescentes custos humanos e sociais associados a estes fenômenos. Um dos efeitos mais visíveis da distorção do sistema alimentar mundial são as migrações que afetam algumas áreas do planeta onde fenômenos ambientais, causados não raro pela agricultura não regulamentada, estão tendo consequências significativas nos sistemas de produção locais.


Diante do que poderia ser chamado de emergência planetária, é mais urgente do que nunca definir uma governança global da agricultura e dos alimentos que possa superar as múltiplas criticidades e divisões ligadas aos modelos atuais de produção agroalimentar, cujo impacto sobre o clima e a saúde global é cada vez mais evidente. Como o Papa Francisco nos lembrou, em 14 de fevereiro de 2019, durante a cerimônia de abertura da 42ª sessão do Conselho de Governadores do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Ifad), a solução do problema da fome "requer a ajuda da comunidade internacional, da sociedade civil e dos que possuem recursos". As responsabilidades - acrescentou o Pontífice - não são iludidas, passando-as umas para as outras, mas devem ser assumidas a fim de oferecer soluções concretas e reais".


Estratégias para beneficiar todos


A pandemia destruiu nossos planos e nossas certezas, mas nos fez lembrar que pertencemos a uma única família global. Portanto, devemos aproveitar este momento e repensar nossas instituições e sistemas para que possam servir aos mais vulneráveis. Que estas duas reuniões notáveis sirvam, portanto, para estimular no mundo inteiro as pessoas que lutam diariamente pelo bem comum e assegurar que estas iniciativas e estratégias tragam benefícios para todos, particularmente aos desfavorecidos, às comunidades indígenas, aos pequenos agricultores, às mulheres rurais e aos que se sentem negligenciados e descartados. Se as deliberações nestes fóruns não forem traduzidas em ações efetivas, os fracos e indefesos permanecerão sempre vítimas do egoísmo e da indiferença. Portanto, é necessário transformar as palavras em ações incisivas e frutíferas para erradicar a fome, de modo a obter uma colheita abundante de solidariedade e justiça.


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.