Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Encontro do Papa com 25 mil voluntários será domingo, em Oeiras
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Encontro do Papa com 25 mil voluntários será domingo, em Oeiras

Andressa Collet - Vatican News 


O encontro do Papa Francisco com os voluntários que trabalharam antes e durante a Jornada Mundial da Juventude tradicionalmente encerra o evento. Dom Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, quando esteve na sede do COL - o Comitê Organizador Local, já agradeceu pelo "trabalho, empenho e dedicação ao longo destes 4 anos" e desejou que aconteça "essa experiência de Deus no coração de cada um".


Neste ano, o encontro do Pontífice com cerca de 25 mil voluntários, que servem de ligação principal com os peregrinos e são provenientes de 140 países, será realizado no final da tarde de domingo, 6 de agosto, no Passeio Marítimo de Algés. O local amplo fica no município de Oeiras e além de ser considerado um dos melhores lugares para praticar exercício físico na região metropolitana de Lisboa também acolhe ocasionalmente concertos e festivais. Para a visita do Papa, 5 telões gigantes foram instalados para a transmissão oficial do evento.


A programação em Oeiras


O município de Oeiras, através do Passeio Marítimo de Algés, será palco também de outros eventos ligados à JMJ. Na terça-feira (1), recebeu 40 mil participantes para o Encontro das Nações; na quarta (2), os 50 mil para o evento da Itália. Além do encontro com os voluntários no domingo (6), o local ainda será sede, na próxima segunda-feira (7), do Encontro Vocacional do Caminho Neocatecumenal, quando está previsto de acolher cerca de 80 mil pessoas. 


As paróquias promovem ainda os eventos Rise Up, que são o novo modelo de cataqueses da Jornada Mundial da Juventude que desafia os jovens a refletir sobre grandes temas lançados no pontificado do Papa Francisco: ecologia integral, amizade social e misericórdia. Além das ações de caráter religioso, eventos em Oeiras englobam também concertos e espetáculos artísticos integrados à JMJ.


Oeiras está alojando milhares de jovens


Cerca de 30 mil jovens, segundo dados do site oficial do município, estão alojados em Oeiras para participar da JMJ. A Câmara Municipal é quem está empenhada em proporcionar uma estadia segura e confortável aos visitantes durante esse período. Eles estão alojados maioritariamente em escolas, pavilhões e instalações desportivas e culturais, sendo aproximadamente 2 mil aqueles que estão em famílias de acolhimento. Há cerca de mil escoteiros também acampados nas instalações da Bataria da Lage, em Oeiras, que trabalham como voluntários no evento.





Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.