Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Encontro Nacional de Coordenadores rumo aos 75 anos da Mãe Peregrina
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Encontro Nacional de Coordenadores rumo aos 75 anos da Mãe Peregrina





Jaqueline Montoya - Juliana Dorigo


A Campanha da Mãe Peregrina, ação evangelizadora popular do Brasil e parte do Movimento Apostólico de Schoenstatt, realiza de 07 a 10 de setembro o Encontro Nacional de Coordenadores. Mais de 400 representantes de todos os estados do país se reúnem no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP.


O encontro marca a preparação para os 75 anos da Campanha que teve início no Brasil em 10 de setembro de 1950 e atualmente se faz presente em todos os continentes do planeta. Das 271 dioceses brasileiras, 255 tem de alguma forma contato com a Mãe Peregrina, somando 140 mil imagens, que visitam cerca de 4 milhões de famílias, atendidos por dois secretariados. As visitas ultrapassam fronteiras, chegando a lugares distantes e remotos, além de hospitais, presídios, comércios e escolas. Trata-se de uma forma de evangelização por meio dos leigos, que vão ao encontro daqueles que mais necessitam.


Preparativos e expectativa


Sob o lema: “Com a Mãe Peregrina, missionários da esperança!”. O Encontro é uma oportunidade de olhar para o presente e o futuro. A Ir. M Marcia Silva, coordenadora do Secretariado de Atibaia/SP detalha. “O objetivo do encontro é nos preparar para a grande celebração do Jubileu da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, olharmos para aquilo que construímos nestes 75 anos e dar passos concretos para o futuro deste apostolado com renovado amor pela missão.”


Para os participantes a expectativa também é grande. A Maria Iêda Ramos, representante de Manaus/AM, comenta. “A nossa é buscarmos os meios necessários para o despertar de todos nós coordenadores e missionários que assumimos a missão junto ao Movimento de Schoenstatt e a Campanha da Mãe Peregrina. A pandemia deixou o povo fraco na fé e sem ânimo para servir. Mas, temos fé que vamos vencer esse momento difícil e avançarmos em águas mais profundas rumo aos 75 anos da Campanha Mãe Peregrina.”
“Esperamos deste encontro, novos conhecimentos, diretrizes, orientações, para aplicarmos em nossa Arquidiocese, troca de experiências, momentos de oração, alegria e bençãos, sobre todas as famílias que recebem a Mãe Peregrina em seus lares”, diz Jucélia Fabíola Argenton Gehlen, de Campo Grande/MS.


“Estou muito motivada, contando os dias para sair em viagem para chegar e participar e estar todos juntos celebrando esse momento. A expectativa de saber como será, às
novidades e as pessoas que vamos encontrar. Me deixa feliz em pensar que serei uma dessas pessoas que estará no Santuário com os outros coordenadores do Brasil. Tenho certeza de que será lindo, de muita espiritualidade. Voltaremos mais fortalecidos para seguir com a missão de ser missionários da esperança”, ressalta Vera Lúcia Marques Antunes. Diocese de Rio Grande/RS.


“Participar do Encontro Nacional será uma grande graça e ainda terei a felicidade de pisar no solo sagrado do Santuário, onde peregrinei tantas vezes, quando tive Covid-19 em 2020, e depois de um AVC em 2021 e perdi a fala e os movimentos do lado direito. O que me fortaleceu nas duas ocasiões foi o cuidado da Mãe Três Vezes Admirável e o reinventar-se da Família de Schoenstatt” pontua Silvana Cabral de Souza, João Pessoa/PB.


História e estrutura da Mãe Peregrina


A Campanha da Mãe Peregrina teve origem na cidade de Santa Maria/RS, por iniciativa do Servo de Deus João Luiz Pozzobon.
Pozzobon foi comerciante e pai de família. Hoje, o Servo de Deus está em processo de beatificação, a caminho dos altares para ser o próximo santo brasileiro.
Ao todo existem dois secretariados responsáveis pela Campanha no Brasil, com sede em Santa Maria/RS e Atibaia/SP. Os secretariados atendem todo território nacional, sendo o de Atibaia responsável pelos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. E Santa Maria pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amapá.


10 de setembro: Aniversário da Campanha da Mãe Peregrina
A programação do domingo, dia 10 de setembro, será aberta ao público para celebrar o aniversário de 73 anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. As romarias deverão ser agendadas com antecedência.


Programação:
9h – Romaria ao Santuário
10h – Palestra: Rumo aos 75 anos com o Padre Antônio Bracht (Diretor Nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt)
11h – Santa Missa com a renovação da coroação da réplica da imagem peregrina original Celebrante: Dom Pedro Luiz Stringhini, da Diocese de Mogi das Cruzes/SP.
14h30 – Oração do Terço
15h – Santa Missa
Santuário de Atibaia
Localizado no Km 78, da Rodovia Dom Pedro I, o Santuário está aberto para visitação todos os dias das 07h às 18h. As romarias devem ser agendadas pelo telefone (11) 4414-4217 ou pelo WhatsApp (11) 95779-3438



Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.