Dehonianos
Notícias da Igreja
 
EoF Academy, pesquisa científica nas pegadas de São Francisco
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
EoF Academy, pesquisa científica nas pegadas de São Francisco

Beatrice D'Ascenzi – Cidade do Vaticano


Estimular o crescimento de jovens pesquisadores, promovendo a investigação científica em uma ótica internacional. Estes são os objetivos da "EoF Academy", iniciativa concebida pela Economy of Francesco que representa uma rede internacional de jovens acadêmicos que - seguindo um calendário de atividades de um ano - podem desenvolver programas de pesquisa aprimorando as próprias competências. Uma realidade que, como explica Enrico Marcazzan, pesquisador da Academia ao Vatican News: "Oferece um espaço de reflexão sobre temas muitas vezes marginalizados nas revistas científicas, promovendo um diálogo com o pensamento dominante para contaminá-lo com o espírito de Francisco.


Encontro inovador


O pesquisador é um dos vencedores da bolsa de estudos da Academia, segundo a experiência de Enrico Marcazzan: “Meu encontro com a “Economia de Francesco” teve início com a minha participação na “International Summer School” (“Escola Internacional de Verão”), que tinha como objetivo reconsiderar o ensino da economia, a partir do estudo dos bens comuns”. Assim, durante a sua experiência, Marcazzan entrou em contato com a realidade da “Economia de Francisco” e, após se tornar um seu membro ativo, decidiu propor seu projeto de pesquisa à Academia: "Meu estudo consistia em identificar os estilos de liderança mais adequados para resolver os problemas da pobreza. Em um contexto ocidental, podemos perceber as diversas formas de pobreza, como a espiritual. O objetivo do projeto de pesquisa é descobrir quais estratégias eram utilizadas pelos líderes para atenuar os vários tipos de pobreza espiritual nas diversas regiões ocidentais”.


Ponto de vista internacional


Nesta realidade, segundo o jovem pesquisador, as diversas disciplinas sociais trabalham em sinergia, mediante um intercâmbio de conhecimentos, a longo prazo, que, partindo da economia à gestão, do urbanismo à engenharia, visam encontrar novas soluções para os problemas de um mundo global: “A Academia “Economia de Francisco” está envolvida em uma reflexão internacional. Todos os países têm suas peculiaridades e problemas, que devem ser encarados com lentes específicas”. De fato, diz o jovem pesquisador Marcazzan, este programa colabora com universidades e instituições internacionais, para desenvolver atividades conjuntas de pesquisa e ensino. E acrescenta: “Há algumas semanas, durante a apresentação da Academia, pudemos encontrar alguns colegas, provenientes do mundo inteiro e de diversas disciplinas. Parecia que tudo estava interconectado. Enfim, é preciso seguir o conselho do Papa Francisco: ‘Não devemos nos deter em um único contexto geográfico ou apenas no âmbito da pesquisa’”.


Um futuro repleto de esperança


Na Academia há um intercâmbio maravilhoso, não apenas entre nós jovens, mas também com os Veteranos acadêmicos, empresários, agentes e outras pessoas, que apoiam os pesquisadores em suas buscas. Por fim, Enrico Marcazzan recorda o entusiasmo entre os jovens, iluminados pelas palavras de São Francisco e do Papa, em conformidade com a perspectiva da “Economia de Francesco”: “Todos oferecem reflexões, capazes de suscitar energias positivas, que brotam em nós, jovens, que devem ser utilizadas para a construção de algo que tenha impacto real. É tão bom ver a sinergia que se estabelece entre as diferentes gerações".


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.