Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Festa do Perdão de Assis, ocasião de fraternidade e misericórdia
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Festa do Perdão de Assis, ocasião de fraternidade e misericórdia

  Emanuela Prisco - Cidade do Vaticano


Como acontece todos os anos há oito séculos, a Festa do Perdão terá lugar em Assis nestes dias 1 e 2 de agosto a Festa desejada por São Francisco para "mandar todos para o Céu", instituída pelo Papa Honório III.


Segundo relatos de fontes franciscanas, numa noite de 1216 o santo de Assis estava imerso em profunda oração na Porciúncula, quando foi surpreendido por “uma luz muito viva, e viu sobre o altar Cristo e sua Mãe Santíssima, rodeados por uma multidão de anjos”.


O evento, como sempre, será uma oportunidade para experimentar a Misericórdia do Senhor, a alegria e a fraternidade por meio do Sacramento da Reconciliação.


Peregrinos da Itália e não só


 


Todos os anos, milhares de peregrinos das diversas regiões italianas e de outros países dirigem-se a Assis para participar dos dois dias da festa organizada pelos Frades Menores e pela Diocese de Assis, e durante a qual será possível obter a Indulgência Plenária, segundo as normas estabelecidas pela Igreja.


O programa


 


A festa tem início neste dia 1º de agosto com a Celebração Eucarística presidida, às 11h, pelo padre Massimo Fusarelli, ministro geral da Ordem dos Frades Menores, que ao seu final terá a procissão de "Abertura do Perdão", assim chamada porque a partir desse momento - ou seja, das 12 horas deste dia 1º de agosto até as 24 horas do dia 2 - a Indulgência Plenária concedida à Porciúncula se estende diariamente a todas as igrejas paroquiais espalhadas no mundo e todas as igrejas franciscanas.


Às 19h, as Primeiras Vésperas serão presididas por dom Domenico Sorrentino, bispo de Assis - Nocera Umbra - Gualdo Tadino e Foligno. Seguir-se-á a oferta de incenso pela prefeita de Assis, Stefania Proietti. A tradicional vigília de oração vespertina, às 21h15, será conduzida por Sergio Lorenzini, ministro provincial dos Frades Menores Capuchinhos da Província de Picena. Já no dia 2 de agosto, será possível participar das numerosas Celebrações Eucarísticas, a solene das 11h30 será presidida pelo cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca latino de Jerusalém.


A Marcha Franciscana


 


A partir das 14h30, os jovens e as famílias da 41ª Marcha Franciscana "Hoje comigo no paraíso", vindos de todas as regiões da Itália e de outros países, cruzarão a porta da Porciúncula após uma semana de caminhada.


O ministro provincial dos Frades Menores da Úmbria e da Sardenha, padre Francesco Piloni, presidirá as Vésperas Solenes do Perdão às 19 horas. Durante os dois dias de celebração, a Basílica permanecerá aberta durante todo o dia para permitir que os peregrinos se aproximem do Sacramento da Reconciliação (das 7 às 19).


Já na Praça da Basilica serão realizados dois eventos/espetáculos no âmbito das celebrações litúrgicas da Basílica.


Será possível acompanhar todos os principais eventos e celebrações ao vivo na Web TV do site www.porziuncola.org, do aplicativo gratuito "Frati Assisi" e por meio dos canais sociais Facebook e YouTube "Frati Minori Assisi".


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.