Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Indulgência Plenária e Kit pastoral para o Dia dos Avós e Idosos
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Indulgência Plenária e Kit pastoral para o Dia dos Avós e Idosos

Vatican News


A Penitenciaria Apostólica, aceitando o pedido apresentado pelo prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, cardeal Kevin Joseph Farrell, em vista do II Dia Mundial dos Avós e Idosos, instituído pelo Papa Francisco, celebrado no quarto domingo de julho, comunica numa nota, divulgada nesta segunda-feira (30/05), a possibilidade de obter a Indulgência plenária nas condições habituais (Confissão Sacramental, Comunhão Eucarística e oração segundo as intenções do Sumo Pontífice) "aos avós, idosos e todos os fiéis que, motivados pelo verdadeiro espírito de penitência e caridade, participarão em 24 de julho próximo, da celebração solene que o Papa Francisco presidirá na Basílica de São Pedro, e de diferentes funções que serão celebradas em todo o mundo. A Indulgência também poderá ser aplicada como sufrágio às almas do Purgatório."






Indulgência plenária aos doentes e a quem visitar os idosos


A Indulgência Plenária, especifica a nota, também será concedida no mesmo dia aos fiéis "que dedicarão tempo adequado para visitar, em presença ou virtualmente, através dos meios de comunicação, os irmãos idosos necessitados ou em dificuldade (como os doentes, os abandonados e com deficiência)".


Além disso, a mesma Indulgência Plenária será concedida aos idosos doentes e a todos aqueles que, "impossibilitados de saírem de suas casas por motivos graves, se unirão espiritualmente às funções sagradas do Dia Mundial, oferecendo ao Deus Misericordioso suas orações, dores e sofrimentos de suas vidas, especialmente enquanto as palavras do Pontífice e as várias celebrações serão transmitidas pelos meios de comunicação".


A nota termina com o pedido aos sacerdotes "a se colocarem à disposição com um espírito pronto e generoso para a celebração do Sacramento da Penitência".



Kit pastoral para a celebração II Dia Mundial dos Avós e Idosos


O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida lançou, nesta segunda-feira (30/05), o kit pastoral com indicações para a celebração do II Dia Mundial dos Avós e Idosos em todas as dioceses, paróquias e comunidades eclesiais. Trata-se da mensagem que o Santo Padre publicou para a ocasião, da oração oficial e das catequeses de quartas-feiras que o Papa tem dedicado à velhice. Estes textos vêm acompanhados de algumas sugestões pastorais e litúrgicas.


Além disso, foi anunciado também nesta segunda-feira que a Penitenciaria Apostólica concedeu, mais uma vez, a Indulgência plenária a todos os idosos que participarem das celebrações liturgias por ocasião do Dia Mundial, e a todos os que, nos dias anteriores ou posteriores, forem visitar um idoso sozinho. A visita, segundo o Papa, “é uma obra de misericórdia do nosso tempo!”


O kit, que nos próximos dias será enviado a todas as conferências episcopais, pretende ajudar a pôr em prática o convite do Santo Padre, ou seja, celebrar o Dia Mundial dos Avós e Idosos em todas as paróquias, dioceses e comunidades eclesiais, mas deseja também oferecer ferramentas pastorais para lançar as bases de uma atenção aos idosos com um olhar no futuro. Com relação a isso, o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, cardeal Kevin Farrell, ressaltou que “a atenção para com os avós e idosos, com efeito, não pode ser algo extraordinário, dado que a presença deles não é excepcional, mas um fato consolidado na nossa sociedade. O Santo Padre nos convida a tomar consciência da relevância deles na vida dos nossos países e sociedades, e a fazê-lo de modo não episódico, mas estrutural. Não se trata, pois, de remediar uma emergência, mas lançar as bases de um trabalho pastoral a longo prazo, que nos envolverá pelas próximas décadas.”


As catequeses e a mensagem do Santo Padre são o cerne do kit pastoral e contêm uma ampla gama de indicações que poderão ser adotadas, adaptando-as, caso necessário, às diversas realidades eclesiais. A oração oficial é um instrumento para acompanhar as preparações do evento e pode ser recitada pelos idosos e pelos que irão visitá-los.





Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.