Dehonianos
Notícias da Igreja
 
JMJ 2023: organização do encontro de Lisboa quer chegar aos 30 mil voluntários
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
JMJ 2023: organização do encontro de Lisboa quer chegar aos 30 mil voluntários

Rui Saraiva – Portugal


Na terça-feira 30 de maio, o programa Ecclesia da RTP2, conduzido pelo jornalista Paulo Rocha, transmitiu uma entrevista a dois voluntários da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa, Manuel Ravara e Heloísa Bajerski.


O Manuel é português e colabora com a Direção de Acolhimento e Voluntariado. Assinala que o “número ideal” de voluntários “seriam os 30 mil” para um trabalho para o qual “mais de 25 mi voluntários já começaram o seu processo de inscrição”.


Mais de 25 mil voluntários já começaram inscrição


 


“Mais de 25 mil voluntários já começaram o seu processo de inscrição, cerca de 20 mil já concluíram a inscrição. Estamos contentes, com este número já conseguimos organizar a jornada, mas continuamos a chamar voluntários, para chegar ao nosso número ideal, que seriam os 30 mil”, revelou o voluntário.


Os voluntários podem colaborar em áreas tão diferentes como a logística, a pastoral ou a comunicação. Manuel Ravara, é um estudante de engenharia mecânica, que está a gerir o contacto com os voluntários ajudando na inscrição que decorre até dia 5 de junho.


“Nós temos inscrições de voluntários de mais de 100 países diferentes”, adiantou Manuel Ravara nesta entrevista sublinhando que o convite do voluntariado é feito para todos.


A Heloísa Bajerski, por sua vez, é uma jovem brasileira com formação em comunicação e que está a colaborar na divulgação da Jornada de Lisboa sobretudo nas redes sociais.


“Neste momento da minha vida, parece que tudo se encaixou”, referiu a jovem que está em Lisboa há cerca de uma semana e que vai participar pela primeira vez numa JMJ.


“Há um desafio muito grande, de levar a mensagem, de divulgar a Jornada de Lisboa. O digital é uma ajuda, estamos presentes nas redes sociais, no site, na aplicação, com mais de 20 páginas de Facebook, 5 perfis no Instagram, para tentar alcançar o maior número de pessoas”, revelou Heloísa.


A Agência Ecclesia informa que para se ser voluntário na JMJ Lisboa 2023, é necessário ter mais de 18 anos, à data de 23 de julho, e ter disponibilidade total para acompanhar a Jornada entre 23 de julho e 7 de agosto, em Lisboa.


Os voluntários centrais são aqueles que colaboram nas tarefas e atividades relacionadas com os eventos centrais da Jornada: os encontros com o Papa, o Festival da Juventude, os eventos de abertura, a Cidade da Alegria ou os pontos de informação na cidade, entre outros.


Os voluntários paroquiais ajudam nos eventos e necessidades que vão existir nas paróquias que acolhem a JMJ Lisboa 2023, após uma formação específica e a formação de equipas, com os respetivos chefes.


Os voluntários deverão colaborar em tarefas muito concretas como a informação aos peregrinos ou a distribuição dos kits e da alimentação.


As dioceses de acolhimento desta JMJ são Lisboa, Santarém e Setúbal.


Laudetur Iesus Christus



Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.