Dehonianos
Notícias da Igreja
 
JMJ: jovens aguardam com expectativa as palavras do Papa
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
JMJ: jovens aguardam com expectativa as palavras do Papa

Rui Saraiva – Portugal


Os jovens aguardam com expectativa as palavras do Papa nesta Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa. Na semana anterior ao encontro na capital portuguesa, os jovens foram-se preparando nos “Dias nas Dioceses”.


Foram mais de 67 mil fazendo um percurso de animação espiritual e cultural em 17 dioceses portuguesas. Eram jovens de 126 nacionalidades que procuravam “Cristo Vivo” no rosto de cada um dos companheiros de caminho.


Do Porto, a diocese que mais jovens acolheu nestas pré-jornadas das dioceses, divulgamos aqui uma reportagem de Luísa Capucho, uma jovem estudante de comunicação social que colabora na produção de notícias no Comité Organizador Diocesano do Porto. Afinal o que esperam os jovens do Papa?


Testemunhos nos “Dias nas Dioceses”


 


A uma semana da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, fomos para os Dias na Diocese do Porto, saber quais as expectativas dos jovens em relação à visita do Papa.


Olá! O meu nome é Xenia e venho da Indonésia, da capital, Jacarta. Têm sido dias incríveis. Nunca tinha estado no Porto. Ficámos num bairro tranquilo, muito acolhedor, já visitamos o Porto, Gaia e estou muito feliz.


Quais as expectativas que tens para a Jornada Mundial da Juventude?


Espero conhecer muitos jovens de todo mundo. Já conheci pessoas do Brasil, do Equador, das Filipinas e gostava de conhecer ainda mais.


E o que esperas ouvir do Papa?


Acho que o Papa vai falar da vida dos jovens, da GenZ e das redes sociais.


E estás a gostar de Portugal?


Sim, estou a gostar muito de Portugal!”


Julian e Ivone chegaram do México na 3ª feira, dia 25 de julho. Em Lisboa, esperam muita animação e uma mensagem clara sobre os assuntos que marcam a atualidade.


Bom, nós somos do México e por isso adorámos tudo o que seja festa. Portanto estamos à espera de festejar muito, fazer novos amigos, gritar, dançar, etc…


E que mensagem esperam ouvir do Papa?


Eu creio que ele vai falar sobre o amor e dizer que é a coisa mais importante do mundo. Precisamos de mostrar generosidade para com os outros e ser um exemplo para outras religiões e para os que se sentem afastados da Igreja.


Eu espero que o Papa possa falar sobre a posição da Igreja quanto à inclusão da comunidade LGBTQIA+ porque muitas destas pessoas ainda não perceberam bem este assunto. Sinto que ele precisa de reforçar a sua mensagem.


Em plena Avenida dos Aliados, os escoceses Mathew, Cristopher e Jasmine, da diocese de Aberdeen, revelam as suas expectativas.


Estamos à espera de nos divertirmos, de conhecermos pessoas com as mesmas crenças que nós e de aprofundarmos a nossa relação com Jesus. Claro que também estamos aqui para festejar e experienciarmos um pouco da cultura portuguesa.


E o que esperam ouvir do Papa?


Penso que ele vai falar da guerra, já que é um dos temas mais atuais na Europa, e acho que ele também vai falar de assuntos como as alterações climáticas, ecologia… Mas espero ser surpreendido.


Estão a gostar da vossa visita ao Porto?


Sim, estamos a adorar. O tempo aqui tem estado espetacular. Na Escócia nunca está assim… Está sempre frio, nublado ou a chover. E também adoro o entusiasmo das pessoas aqui. Os portugueses são mesmo prestáveis.


Já no Parque da Cidade, Baptiste e Victoire, de Paris, esperam que a mensagem do Papa seja uma bússola para a vida dos jovens.


Quais são as vossas expectativas para a Jornada Mundial da Juventude?


Espero receber uma mensagem de Deus. E estar em união com as pessoas, conhecer gente de diferentes países, mas com as mesmas crenças.


E o que esperam ouvir do Papa?


Um convite para partirmos à ação e uma visão para os próximos anos. Alguma orientação para as nossas vidas, como cristãos.


Lisboa recebe o Papa Francisco na XV Jornada Mundial da Juventude, de 1 a 6 de agosto.


Deverão estar em Lisboa cerca de um milhão de participantes na JMJ.


Laudetur Iesus Christus


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.