Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Jovens comunicadores reúnem-se em Roma às vésperas do Sínodo
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Jovens comunicadores reúnem-se em Roma às vésperas do Sínodo

Sebastián Samson Ferrari – Cidade do Vaticano


Letícia Araujo, do Brasil, é assistente de comunicação do Movimento Laudato si' e participa da terceira edição do programa de formação “Comunicação da fé no se encontrar com outros jovens comunicadores de diferentes partes do mundo.


Esta iniciativa procura promover as melhores práticas de formação espiritual e difundir a inspiração para encontrar formas novas e eficazes de anunciar o Evangelho nos Areópagos virtuais. Após vários meses de sessões on-line, juntamente com cerca de 16 jovens que trabalham em diversas áreas da comunicação, desenvolveram múltiplas atividades na Cidade Eterna. Visitaram as quatro basílicas papais, visitaram a sede da Rádio Vaticano – Vaticano News, os Museus Vaticanos e até  saudaram o Papa Francisco no final da Audiência Geral da quarta-feira, 27 de setembro.


Letícia está muito entusiasmada em entrar em contato com colegas criativos de diferentes regiões (em 2023 o curso teve um foco especial na Ásia, então há muitos desse continente). “Poder aprender uns com os outros é muito especial para mim”, diz ela.


O principal aprendizado que levamapara sua terra natal é a existência de diferentes formas de comunicação para um propósito maior que podem ser adquiridos por meio do relacionamento com outras culturas. A jovem destaca a necessidade de ter sempre presente o ponto de partida, a comunidade de base.


Após sua estadia na capital italiana, Letícia permanecerá por mais algum tempo na Europa e compartilhará conhecimentos com comunidades e congregações religiosas que influenciaram sua caminhada.


Para Tâm Bùi, voluntário na Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Saigon, no Vietnã, esta oportunidade foi extremamente enriquecedora e ele deseja trocar informações sobre comunicação, liturgia, jovens e outros temas para fortalecer o entendimento mútuo. Da mesma forma, está muito feliz com a possibilidade de participar com o grupo na Vigília Ecumênica de oração “Together 2023” para confiar ao Espírito Santo os trabalhos da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que se celebra na tarde deeste sábado, 30 de setembro, na Praça São Pedro. Na verdade, ele revela que também organizou uma atividade semelhante na sua jurisdição eclesiástica.


Já para Emmanuel Donatus, jornalista freelancer da Nigéria, a experiência foi extraordinária, inspiradora e permitiu-lhe rever vários conceitos, como, por exemplo, a relevância de melhorar a escuta no seu trabalho diário e a urgência de transmitir sempre a verdade.


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.