Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Mês da Bíblia: ler o Evangelho procurando entender o texto dentro do seu contexto
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Mês da Bíblia: ler o Evangelho procurando entender o texto dentro do seu contexto

No Brasil já é uma tradição que setembro seja celebrado pela Igreja católica, desde 1971, como “Mês da Bíblia”. Mas desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no último domingo de setembro. Este foi escolhido como Mês da Bíblia porque no dia 30 deste mês a Igreja celebra a memória litúrgica de São Jerônimo (que viveu de 340 até o ano 420 d.C). Ele foi um grande biblista e foi quem traduziu a Bíblia dos originais (grego, hebraico e aramaico) para o latim, que naquela época era a língua falada e usada também na liturgia da Igreja.


Jesus, o centro e o coração da Sagrada Escritura


Ao celebrar o Mês da Bíblia, a Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, a amá-la cada vez mais e a fazer dela, a cada dia, uma leitura meditada e rezada. “Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. Se queremos ser discípulos missionários de Jesus Cristo é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida cristã na rocha da Palavra de Deus” (DA 247). De fato, não podemos nos esquecer que Jesus é o centro e o coração da Sagrada Escritura. Em Cristo se cumprem todas as promessas feitas no Antigo Testamento para o povo de Deus.


A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja


Para nos falar sobre a centralidade da Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, ouvimos o teólogo e escritor Frei Betto, que – em entrevista concedida à Rádio Vaticano - Vatican News – nos traz suas considerações a propósito, ressaltando-nos, entre outras coisas, que devemos voltar à leitura do Evangelho procurando entender o texto dentro do seu contexto.


O religioso dominicano destaca que precisamos entender o conjunto da pregação e do testemunho de Jesus para ver que Ele veio realmente nos trazer um novo modelo civilizatório, que Ele denominava Reino de Deus (ouça na íntegra clicando acima).


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.