Dehonianos
Notícias da Igreja
 
PAPA FRANCISCO NOMEIA NOVO BISPO AUXILIAR PARA A ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA, NO ESPÍRITO SANTO
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
PAPA FRANCISCO NOMEIA NOVO BISPO AUXILIAR PARA A ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA, NO ESPÍRITO SANTO

Vigário da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), monsenhor Andherson é, atualmente, professor de Teologia Bíblica no Instituto de Filosofia e Teologia da arquidiocese de Vitória, hoje chamado de Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia.


Biografia


Monsenhor Andherson Franklin Lustosa de Souza nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, no estado do Espírito Santo, no dia 3 de novembro de 1969. Ingressou no Seminário Bom Pastor, da diocese de Cachoeiro de Itapemirim, para cursar o Propedêutico e a Filosofia, em Fevereiro de 1992. Concluiu o curso de Filosofia em 1995, sendo o mesmo reconhecido pela Pontifícia Universidade Católica, de Belo Horizonte, Minas Gerais.


Ingressou no Seminário São João Maria Vianney, localizado em Vitória, a fim de cursar a Teologia, no Instituto de Filosofia e Teologia da arquidiocese de Vitória, Espírito Santo, concluindo o mesmo em 1999. Sua ordenação presbiteral foi celebrada no Ginásio da Faculdade Camiliana, em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 25 de março de 2000.


Assumiu, como administrador paroquial, a Paróquia Senhora Sant´Ana em Apiacá até setembro de 2001, momento no qual foi enviado para Roma, a fim de iniciar o Mestrado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana.


A conclusão do Mestrado se deu no ano de 2004, mesmo período do início do seu Doutorado, na mesma universidade, sendo este concluído no ano de 2009. Em setembro de 2009, monsenhor Andherson Franklin Lustosa de Souza assume o encargo de pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Itaipava, Espírito Santo, pelo período de 2009-2016.


De 2016 até o momento presente, monsenhor Andherson é vigário da Paróquia Nosso Senhor dos Passos em Cachoeiro de Itapemirim. Após o seu retorno de Roma até o momento atual é professor de Teologia Bíblica no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória, hoje chamado de Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia.


Leciona também no Instituto Teológico Dom Hermínio Malzone Hugo, da diocese de Governador Valadares, Minas Gerais. Por fim, é professor e diretor acadêmico da Escola Diaconal Santo Estevão, em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo.


Serviços diocesanos


Na diocese de Cachoeiro de Itapemirim foi coordenador diocesano de Pastoral de 2016 até 2021; assessor diocesano da Iniciação à Vida Cristã desde 2019 até o momento atual; bem como diretor acadêmico da Escola Diaconal Santo Estevão.


Monsenhor Andherson também é membro do Conselho de Formadores, sendo responsável pela Formação Pastoral do Seminário Maior; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores. Por fim, nos regionais Leste 2 e 3 da CNBB assumiu alguns serviços tais como: representante dos coordenadores (Arq) diocesanos de Pastoral do Regional Leste 2 (2017 até junho 2021); assessor Teológico e de Formação Permanente dos dois regionais e assessor Teológico da Iniciação à Vida Crista do regional Leste 3.



Fonte: CNBB

Indique a um amigo
 

Copyright © 2022 Dehonianos. Todos os direitos reservados.