Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Papa: nos jovens encontramos a esperança para a unidade dos cristãos
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Papa: nos jovens encontramos a esperança para a unidade dos cristãos

O Papa Francisco recebeu na manhã desta quinta-feira (16/05), no Vaticano, o Arcebispo Metropolita Agathanghelos, diretor geral da Apostolikì Diakonia da Igreja da Grécia, e a delegação do Colégio Teológico de Atenas, por ocasião dos 20 anos de colaboração entre os organismos com o Comitê Católico para a colaboração cultural do Dicastério para a promoção da unidade dos cristãos.


 


A Apostolikì Diakonia é um órgão eclesiástico oficial sob a jurisdição do Santo Sínodo da Igreja da Grécia. Fundada em 1936, este órgão da Igreja grega é responsável pelo planejamento, organização e execução do trabalho missionário e educacional. Em especial, dedica-se à preparação e educação de pregadores, confessores e colaboradores no trabalho eclesiástico, bem como ao estudo sistemático e à organização da atividade catequética, visando uma melhor preparação dos catequistas e o apoio aos jovens.


 


 


Priorizar a formação dos jovens


O Pontífice iniciou sua saudação desejando aos presentes, em grego, Feliz Páscoa. Em seguida, destacou que nesses vinte anos, mesmo superando períodos difíceis, como o da crise econômica que atingiu a Grécia e o da pandemia, a Apostolikì Diakonia e o Comitê Católico para a colaboração cultural trabalharam juntos para promover projetos de interesse comum em nível cultural e educacional, e completou:


 


"Aprecio a escolha de privilegiar a formação cultural, teológica e ecumênica das novas gerações. De fato, são precisamente os jovens, sustentados pela esperança fundada na fé, que podem quebrar as correntes de ressentimentos, mal-entendidos e preconceitos que, durante séculos, mantiveram católicos e ortodoxos prisioneiros, impedindo-os de reconhecer que são irmãos unidos na diversidade, capazes de dar testemunho do amor de Cristo, especialmente neste mundo tão dividido e conflituoso."


 


 


O dom da unidade é fruto do Espírito Santo


O Papa também recordou que, nos próximos meses, na Faculdade de Teologia de Atenas, um grupo de estudantes católicos será iniciado no conhecimento do grego moderno e da Igreja Ortodoxa: "Desejo-lhes os melhores votos para a continuação dessa colaboração frutífera."


 


"Ao caminharmos juntos, trabalharmos juntos e rezarmos juntos, estamos nos preparando para receber de Deus o dom da unidade que, como fruto do Espírito Santo, será a comunhão e a harmonia na legítima diversidade", concluiu Francisco.


 


 


 


 


Fonte: Vatican News


Fotógrafo: Reprodução foto Vatican News.


Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.