Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Papa visita a Rádio Vaticano - Vatican News: O trabalho deve ser criativo e funcional
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Papa visita a Rádio Vaticano - Vatican News: O trabalho deve ser criativo e funcional

Jane Nogara - Vatican News


Na manhã desta segunda-feira (24) a Rádio Vaticano-Vatican News receberam a visita do Papa Francisco. O Santo Padre visitou o edifício onde se encontram os escritórios e redações do Vatican News, do jornal L’Osservatore Romano e os estúdios da Rádio Vaticano. No decorrer da sua visita o Papa concedeu uma entrevista aos colegas da Rádio Vaticano que apresentamos alguns trechos abaixo, na qual o Pontífice exprime sua preocupação para que a mensagem de Jesus chegue até os confins da terra.


Papa no estúdio da Rádio


"Agradeço muito pelo trabalho de vocês, iniciou o Papa, "tenho apenas uma preocupação - há muitas razões para me preocupar com a Rádio, com o jornal l’Osservatore - mas há uma que toca meu coração: quantos ouvem a Rádio, e quantos leem L'Osservatore Romano? Porque, o nosso trabalho é chegar ao povo, queremos que todo o belo trabalho que é feito aqui, que é ótimo, extenuante, chegue ao povo, tanto com traduções, quanto com ondas curtas, a pergunta a ser feita é: "Quantos? A quantas pessoas chega?". O Papa explica: "Porque há um perigo - para todas as organizações - o perigo de uma bela organização, de um belo trabalho, mas que não chega onde precisa chegar... Todos os dias deve-se fazer esta pergunta: a quantas pessoas chegamos? A quantas pessoas chega a mensagem de Jesus, através de L'Osservatore Romano? Isto é muito importante, muito importante!”.


Encontro com os redatores


Em seguida o Papa encontrou os representantes de todas as redações na Sala Marconi do Palácio Pio. Na ocasião depois de uma saudação do Prefeito do Dicastério para a Comunicação Paolo Ruffini, o Papa tomou a palavra e agradeceu novamente o trabalho de todos. Demonstrando sua satisfação em ver que há um grande trabalho fruto das reformas solicitadas, com a união do jornal L’Osservatore Romano, do Vatican News e Rádio Vaticano Francisco reiterou suas palavras, “é muito bom ver a unidade de trabalho ... A questão principal é que este sistema grande e complicado funcione”, afirmou o Papa, “funcionar é ir avante. O grande inimigo do bom funcionamento é o funcionalismo”. O Papa pede que o trabalho seja facilitado pelas chefias, que sejam abertos à criatividade, sem burocracias excessivas e com liberdade. “O funcionalismo é letal”, continua o Papa, “acaba com uma instituição. Tomem cuidado para não cair nesse círculo (...). Importa que tudo funcione, que seja funcional, e não vítima do funcionalismo. Tomem cuidado com isso. Por fim o Santo Padre afirmou ainda: “Quando algo é funcional, ajuda a criatividade. O trabalho de vocês deve ser criativo, sempre, e ir além, além, além: criativo. Isso se chama funcionar" conclui o Papa.


Oração na Capela


Na visita à Capela da Rádio Vaticano o Santo Padre rezou com os presentes a Oração da 55° Dia Mundial das Comunicações Sociais que tem como tema "'Vem e verás' (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são":


Senhor, ensinai-nos a sair de nós mesmos,
e partir à procura da verdade.


Ensinai-nos a ir e ver,
ensinai-nos a ouvir,
a não cultivar preconceitos,
a não tirar conclusões precipitadas.


Ensinai-nos a ir aonde não vai ninguém,
a reservar tempo para compreender,
a prestar atenção ao essencial,
a não nos distrairmos com o supérfluo,
a distinguir entre a aparência enganadora e a verdade.


Concedei-nos a graça de reconhecer as vossas moradas no mundo
e a honestidade de contar o que vimos.


Amém.


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.