Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Partilhar o pão da paz: os 145 anos da Festa de Santo Antônio de Bento Gonçalves
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Partilhar o pão da paz: os 145 anos da Festa de Santo Antônio de Bento Gonçalves





Vatican News


“Pelas mãos de Santo Antônio partilhamos o pão da paz”, inspirado na temática da Campanha da Fraternidade 2023, foi o lema da 145ª Festa de Santo Antônio de Bento Gonçalves - RS, que teve sua culminância nesta terça-feira, 13 de junho. O Dia Festivo foi marcado pela alvorada festiva, com o toque dos sinos no Santuário Diocesano de Santo Antônio e nas comunidades, e uma programação intensa de cinco Missas, sendo uma delas realizada, mesmo com chuva, no lado externo do Santuário, além do almoço de confraternização.


Ao longo do dia, mais de 6 mil pessoas passaram pelo Santuário Santo Antônio. Para se ter uma base, mais de 550 pessoas estiveram em cada Missa, no interior do Santuário, num total de mais de 2,2 mil pessoas. Os tradicionais pãezinhos de Santo Antônio ganharam uma novidade em 2023: o “carimbo” do rosto do Padroeiro e do Menino Jesus. Foram distribuídas 38 mil unidades.


O ponto alto das celebrações ao Padroeiro de Bento Gonçalves foi a Missa das 15h, com a presença do bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon. A celebração aconteceu em frente ao Santuário Santo Antônio, e reuniu as comunidades da Paróquia Santo Antônio com seus estandartes. Em virtude da chuva, a procissão com a imagem de Santo Antônio foi cancelada, entretanto, o Santuário ficou lotado, numa bela e emocionante cena, que reuniu centenas de devotos, além de diversos padres, religiosas, ex-festeiros e lideranças. 


Em sua mensagem inicial, o bispo colocou suas intenções, por intercessão de Santo Antônio. “Trago no altar do Senhor, a vida de todos vocês, o povo de Deus desta cidade, os devotos de Santo Antônio, os festeiros que se dedicaram para concretizar estes festejos, os doentes, os jovens e os desempregados. Diante da ternura e do amor de Santo Antônio para com Jesus, queremos colocar no altar a vida com todas as suas realidades”, pontuou.


Edição de 2023 teve o maior alcance da história pelas redes sociais


Todas as Missas foram transmitidas pelas redes sociais da Paróquia Santo Antônio e milhares de pessoas puderam celebrar a devoção que é a mais antiga da Imigração Italiana, com 145 anos de história, em suas casas. Mais de 500 mil pessoas foram alcançadas pelo conteúdo online produzido com a temática dos festejos, bem como as transmissões da Trezena e demais ações alusivas à 145ª Festa, além do público que acompanhou de forma presencial as 41 visitas às comunidades, paróquias e entidades, bem como as celebrações da Trezena e do Dia Festivo. Somente a Missa das 18h do Dia Festivo foi assistida, simultaneamente, por 1,2 mil aparelhos pelo Facebook, YouTube e Instagram da Paróquia.


Legado de valorização da vida e de promoção da dignidade humana


A Festa de 2023, edição de número 145, deixa um legado de partilha e promoção da dignidade humana. Desde o início das ações, em fevereiro de 2023, os festeiros se dedicaram à coleta de alimentos, ao acompanhamento à Casa Pão dos Pobres e à parceirização para a realização de cursos profissionalizantes para as pessoas atendidas pela Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves e sua recolocação no mercado de trabalho.


Outro sinal da preocupação com a dignidade humana, além da preservação do senso religioso que construiu essa história de 145 anos de fé e devoção em Santo Antônio é o presente que cada comunidade da Paróquia recebeu durante as visitas da imagem do Padroeiro, nos meses de abril e maio: um estandarte com a imagem de cada padroeiro e a identificação da Paróquia Santo Antônio, em sinal de pertença e unidade.


Mas, por que o estandarte demonstra preocupação com a dignidade humana? Produzidas na cidade de Formosa, no estado de Goiás, por uma cooperativa que beneficia mães solteiras, as bandeiras colaboram com a solidariedade e o sustento de famílias que estão em vulnerabilidade social.


Já na Missa das 18h, a celebração em ação de graças pelo êxito dos festejos de 2023, o casal coordenador dos festeiros, Alexandre Faccin e Simone Paese Faccin, fez o agradecimento a todas as equipes e comissões, patrocinadores e apoiadores que, juntamente com os festeiros e festeiros jovens, concretizaram os festejos de 2023. “Quando escolhemos este lema, por inspiração do Espírito Santo, e sugestão do nosso pároco, padre Volmir Comparin, no início de outubro de 2022, sabíamos que esta 145ª Festa de Santo Antônio teria uma grande responsabilidade: reforçar o rosto da caridade da Igreja Católica, sob o patrocínio de Santo Antônio, olhando para a dignidade humana e a construção da paz na sociedade, nos ambientes e, sobretudo, na própria Igreja. E assim foi: com a força que nos veio de Deus, por intermédio de Santo Antônio, superamos as dificuldades ligadas à política e também pudemos manifestar nosso apoio a todos os setores afetados pelas polêmicas que alcançaram nosso município, no início deste ano”, salientou o casal.


Antes do anúncio dos festeiros da edição de 2024, o pároco, padre Volmir Comparin, enalteceu todo o trabalho realizado na Paróquia e pediu que todos pudessem se saudar com o abraço da paz. “O que tem de se dizer nesta hora: muito obrigado. Que tudo isso que aconteceu nesta 145ª Festa de Santo Antônio seja entregue nas mãos de Deus. São tantos e belos os sinais de amor pela Igreja e por esta devoção a Santo Antônio. Que todos se sintam agradecidos, porque esta festa foi construída com muitas mãos e muitos corações. E agora nos resta preparar a 146ª Festa do nosso Padroeiro”, finalizou.


Logo depois, foram apresentados os festeiros da 146ª Festa de Santo Antônio, que será realizada em junho de 2024. São eles: Antonio Grando e Nadir Maria Dalprai Grando, Gilberto José Martini e Patrícia Rosa Martini, Iomar Paulo Mazutti e Ana Maria Coser Mazutti, Jose Luiz Riboldi e Elizane Fatima Sfezer Riboldi, Marcelo Orso e Giseli Vaz Orso, Martinho De Toni e Elsa Longo De Toni.


Visitas de Santo Antônio


O tradicional calendário de visitas de Santo Antônio foi mantido e ganhou a passagem da imagem também pelas escolas católicas, a prefeitura municipal, um momento com as forças de segurança que atuam em Bento. Um total de 41 carreatas, com as celebrações da Eucaristia e momentos de oração nas comunidades, nas paróquias de Bento, entidades, na Penitenciária e também no Santuário de Caravaggio.


Tradicionais pãezinhos de Santo Antônio


Um dos costumes mais antigos da devoção a Santo Antônio é a bênção e distribuição dos pãezinhos. A Paróquia Santo Antônio, neste ano, distribuiu 7 mil pãezinhos nos 13 dias anteriores à festa que foram abençoados em cada noite da Trezena, além de 38 mil pãezinhos nas celebrações do Dia Festivo, abençoados às 06h30min pelo pároco, padre Volmir Comparin. Além disso, foram entregues nas visitas, aos pacientes do Hospital Tacchini e aos encarcerados da Penitenciária.


Os tradicionais pãezinhos de Santo Antônio ganharam um rosto na 145ª Festa em honra ao Padroeiro de Bento Gonçalves. Os fiéis puderam receber o pãozinho com um "carimbo" da imagem do santo e do Menino Jesus. O objetivo da ação foi recordar a importância da partilha do pão e da paz, como fez o Padroeiro de Bento Gonçalves.


Procissão Luminosa e trabalhos com a Catequese marcaram atividades juvenis


Construída em conjunto entre a equipe de festeiros, coordenação da Catequese da Paróquia Santo Antônio e direção das escolas de inspiração católicas de Bento Gonçalves, uma procissão luminosa mobilizou mais de 1 mil pessoas em 20 de março. Além dessa programação, o grupo de trabalho desenvolveu um material específico para o trabalho da devoção ao Padroeiro nas escolas e com a Catequese, possibilitando ações, como coleta de alimentos, e jogos interativos. 


Desfiles no Bento em Vindima


Por iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, a comissão de festeiros da 145ª Festa de Santo Antônio também participou dos desfiles do Bento em Vindima, no mês de janeiro. A atividade também colaborou com a integração dos festeiros com a comunidade e a divulgação dos festejos de Santo Antônio. O grupo ainda participou do Desfile Cultural da Expobento e Fenavinho, realizado no início de junho.



Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.