Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Penitenciaria Apostólica, seminário para "celebrar a Confissão hoje"
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Penitenciaria Apostólica, seminário para

Vatican News


Tem início nesta quinta-feira (13/10), no Vaticano, o seminário de formação intitulado "Celebrar hoje o Sacramento da Confissão", iniciativa promovida e organizada pela Penitenciaria Apostólica.


A Penitenciaria há mais de trinta anos cuida da formação de jovens sacerdotes para o ministério de confessor através do Curso anual sobre o foro interno. Com esta nova proposta pretende focalizar a atenção no outro lado do confessionário, colocando-se do lado dos fiéis, que se aproximam do sacramento para obter o perdão de Deus. O objetivo é contribuir para a redescoberta deste sacramento, às vezes transcurado ou mal-entendido, para realçar sua beleza e ajudar a vivê-lo com renovado entusiasmo.


O programa


Nos dois dias, quinta-feira 13, e sexta-feira 14 de outubro, estão previstas a lectio magistralis do penitencieiro-mor, cardeal Mauro Piacenza, e duas introduções ao tema, respectivamente de perspectiva bíblica, de dom Fabio Rosini, e antropológica, do professor Mario Polia. Na sexta-feira de manhã, o regente da Penitenciaria, mons. Krzysztof Nykiel, responderá às principais objeções mais comumente levantadas contra a confissão, e os professores pe. Angel García Ibáñez e pe. Marco Panero SDB aprofundarão alguns aspectos do sacramento do ponto de vista teológico e pedagógico.


Por fim, na última sessão na tarde de sexta-feira, depois da palestra do professor pe. Jaime Emilio González Magaña SJ sobre o significado e a importância da prática do exame de consciência para uma frutuosa celebração do sacramento e na vida espiritual pessoal, tomarão a palavra três testemunhas que viveram em primeira pessoa a alegria do encontro sacramental com o Pai misericordioso e apresentarão o papel decisivo desempenhado pelo Sacramento da Confissão no seu caminho de fé.


Para participar


Para participar do Seminário de formação presencial, é preciso se inscrever no site www.penitenzieria.va preenchendo o formulário de inscrição apropriado. Caso contrário, é possível acompanhar as palestras on-line, conectando-se ao canal YouTube do Dicastério para a Comunicação (https://www.youtube.com/c/VaticanNews). Nos dois casos, a participação é gratuita.


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.