Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Pontifícias Obras Missionárias na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Pontifícias Obras Missionárias na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa

Vatican News


As Pontifícias Obras Missionárias (POM) estarão presentes na XXXVII Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, Cidade da Alegria, no âmbito da Feira Vocacional. Ali, os jovens manterão contato com vários Movimentos, Associações, Comunidades, Ordens religiosas e outras iniciativas eclesiais.


A presença das POM, com um local montado e animado na Feira Vocacional, fruto da sinergia de algumas direções nacionais europeias de Portugal, Polônia, Áustria, Espanha, GB e EUA, pretende ser um meio concreto para tornar conhecida a dimensão missionária da Igreja católica.


Padre José António Mendes Rebelo, diretor das POM de Portugal, que coordena a presença das demais POM na JMJ 2023, explicou: “Queremos ser sinal da universalidade da Igreja. Estaremos presentes para dar testemunho da nossa missão, ou seja, sinal de fraternidade e comunhão entre todas as Igrejas do mundo. Esta é uma oportunidade importante para transmitir aos jovens a história, a missão e as iniciativas das POM, que atuam como uma rede capilar mundial. Desta forma, entramos em contato com todos os que trabalham no setor da Obra Missionária, aos quais fazemos um convite pessoal a se comprometerem mais nesta dimensão missionária, que interpela todo batizado”.


Para que isso seja possível, colocamos no site das POM uma página dedicada à JMJ 2023, que a juventude poderá acessar, por meio de um QRCODE e participar das nossas atividades no local da Feira Vocacional. Ali serão distribuídos terços missionários, doados pelos cinco mil jovens, provenientes da Polônia. Em seu país, estes jovens participaram da XI Peregrinação Nacional das Comunidades do Rosário ao Santuário mariano de Jasna Gora, onde os terços foram apresentados à Virgem Negra, durante uma celebração Eucarística.


A página Web das POM está dividida em três partes: "As POM no mundo": países onde as POM estão presentes; "Manter contato": um formulário para estabelecer uma conexão com as diversas POM; e "Rezar juntos", onde são oferecidos meios úteis para a oração: roteiros para rezar o Terço Missionário; aprofundamento sobre a vida da Beata Paulina Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, mulher de fé e ação, com a qual começou a história das POM; e ainda a versão podcast do santo Terço da JMJ 2023, criada pela plataforma da “Rede Mundial de Oração do Papa”.


O diretor das POM de Portugal, Padre José Rebelo, afirma: “O rosário é um dom maravilhoso, sobretudo porque nos lembra que devemos rezar. A oração é o primeiro ato da missão, como sempre diz o Papa Francisco. Depois, o Rosário recorda que a Virgem Maria caminha e reza conosco”.


Enfim, na manhã do dia 3 de agosto, as POM terão um espaço especial, no âmbito da Feira Vocacional, onde alguns jovens, provenientes de vários países, darão testemunho de suas experiências missionárias.



Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.