Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Revista de Aparecida: 20 anos de formação, informação e evangelização
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Revista de Aparecida: 20 anos de formação, informação e evangelização

Tatiane Carvalho, João Pedro Ribeiro e Victor Hugo Barros - Aparecida (SP)


A Revista de Aparecida, uma das maiores publicações católicas do Brasil, comemora, em 2022, 20 anos. Editada pelo Santuário Nacional de Aparecida, o periódico leva, mensalmente, conteúdos de evangelização, catequese, reflexão e informações para milhares de lares no Brasil e no exterior.


“Ela é como que uma ‘janela’ do Santuário, através da qual enxergamos o amor da Mãe por todos nós”, ressalta o reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo.


“A Revista de Aparecida é portadora de mensagens, notícias e conteúdos que versam sobre nosso carinho para com a Senhora Aparecida e sua Casa”, afirma o superior provincial dos Missionários Redentoristas da Unidade de São Paulo, padre Marlos Aurélio.


Foram esses Missionários que, em 2002, idealizaram a publicação junto do então cardeal-arcebispo de Aparecida, Dom Aloísio Lorscheider, e da Campanha dos Devotos, hoje Família dos Devotos. A Revista de Aparecida é um agradecimento a cada membro dessa Família que auxilia, com amor, generosidade e fidelidade, a obra evangelizadora do Santuário Nacional.


"Ela é uma forma de fortalecer o sentimento de pertença, bem como agradecer a parceria entre os devotos de Nossa Senhora Aparecida e os projetos que nascem a partir do Santuário. Ao mesmo tempo, nos preocupamos com a evangelização e a informação constantes daqueles que tão generosamente nos ajudam a concretizar diversas obras de grandes proporções”, salienta a gerente de marketing do Santuário Nacional, Solange Parron.


Inicialmente com uma tiragem de 50 mil exemplares, a publicação cresceu além das expectativas. Em pouco mais de dois anos, a busca dos devotos pelo conteúdo formador da Casa da Mãe fez com que a tiragem quase quadruplicasse, chegando a 194 mil exemplares em maio de 2004. Logo, a Revista de Aparecida tornou-se a maior revista católica brasileira. Atualmente, 625 mil exemplares são impressos e enviados todos os meses para todo o Brasil e outros 38 países em cinco continentes.


“Hoje, a Revista de Aparecida é uma das maiores tiragens em mídia impressa do Brasil e um legado da Família dos Devotos", comemora Solange.


"A Revista presenteia cada membro da Família dos Devotos não somente com conteúdo de qualidade. Leva, também, o Santuário com suas belezas, conquistas, desafios e, assim, torna-se elemento integrador de muitos num bonito projeto evangelizador", define o ecônomo do Santuário Nacional, padre Luiz Cláudio Alves de Macedo.


Momentos da vida da Igreja no Brasil e no mundo também são destaque na Revista de Aparecida. Entre eles o Centenário da Coroação de Nossa Senhora Aparecida, em 2004; a eleição dos papas Bento XVI, no ano de 2005, e Francisco, em 2013; a canonização de São João XXIII e São João Paulo II, em 2014; e os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 2017.


Uma estreita ligação com os papas


As visitas dos papas ao Santuário Nacional também foram repercutidas pela Revista de Aparecida. Em 2007, as edições de maio e junho realizaram, ao longo de 88 páginas ao todo, a cobertura da Visita Apostólica do Papa Bento XVI à Casa da Mãe. Em 2013, a presença do Papa Francisco na Basílica da Padroeira foi tema da edição de julho, contada ao longo de 52 páginas.


Ambos os pontífices já foram presenteados com a Revista de Aparecida. Dois meses após sua eleição, em junho de 2005, Bento XVI recebeu das mãos do então arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, um exemplar da Revista. Em 2016, foi a vez do bispo emérito de Coari (AM), Dom Joércio Gonçalves Pereira, entregar ao Papa Francisco uma edição da publicação, dias após a inauguração do monumento que homenageia Nossa Senhora Aparecida nos Jardins do Vaticano.


Presença digital


O aprofundamento catequético da Revista de Aparecida não se limita só aos presentes enviados de forma física aos devotos que contribuem com o Santuário Nacional. No portal A12.com/familiadosdevotos, é possível conferir conteúdos estendidos produzidos a partir dos artigos e matérias presentes na Revista, presentes também no Facebook (facebook.com/familiadosdevotos), Twitter (@familiadevotos) e Instagram (@familiadosdevotos).


Pensando na inclusão de pessoas com deficiência ou com dificuldades para leitura, a Revista está disponível em áudio no portal A12.com/revista. Já nas plataformas de streaming de áudio é possível ouvir o Evangelho do Dia e as reflexões da seção “Deus em minha casa”, presente também na Revista impressa.


No Youtube do Santuário Nacional (www.youtube.com/SantuárioNacionaldeAparecida), ainda podem ser encontrados outros materiais multimídias, como entrevistas completas e a playlist “Cena a Cena”, coluna da Revista que apresenta a catequese presente na Fachada Norte da Basílica de Aparecida, projetada pelo Pe. Marko Ivan Rupnik.


Independentemente das plataformas, os conteúdos produzidos pela Revista de Aparecida levam oração, espiritualidade e informação para o devoto da Padroeira do Brasil.


Como receber


A Revista de Aparecida é um presente enviado para aqueles que fazem parte da Família dos Devotos e auxiliam nas obras sociais, de construção e evangelização do Santuário Nacional. Para dizer “sim” a nossa Família basta ligar para 0300 2 10 12 10 ou acessar A12.com/familiadosdevotos.


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.