Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Saiba quais Santos brasileiros estão na nova tradução do Missal
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Saiba quais Santos brasileiros estão na nova tradução do Missal

Dentre as diversas partes do Missal Romano encontramos o “Próprio dos Santos”. Na 3ª edição típica do Missal há 5 Santos que foram acrescentados ao calendário brasileiro. Conheça!


 


1. São José de Anchieta (comemorado em 06/09)


 


São José de Anchieta , conhecido como  "Apóstolo do Brasil" , nasceu no ano de 1534 na Espanha. Foi um dos principais evangelizadores jesuítas e fundamental como promotor da paz entre os portugueses e os indígenas.


 


Ele chegou ao Brasil em 1553 e teve um papel importante no período de colonização , aprendeu línguas nativas, escreveu gramáticas e dicionários em tupi, possuía muito respeito pela cultura indígena. Foi canonizado em 2014, pelo Papa Francisco.


 


2. Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus (celebrada em 07/09)


 


Seu nome de batismo era Amábile Lúcia Visintainer , nasceu na Itália, em 1865, porém aos 10 anos imigrou com sua família para o Brasil. Quando ingressou no convento das Irmãs da Imaculada Conceição , passou a se chamar Irmã Paulina.


 


Ela é conhecida por ter tido uma vida de fé, dedicada aos mais pobres e à população imigrante. Tornou-se a primeira Santa brasileira canonizada pela Igreja Católica , no ano de 2002, durante o pontificado do Papa João Paulo II.


 


3. Santa Dulce Lopes Pontes (celebrada em 13/08)


 


Seu nome de batismo foi Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes , nasceu em Salvador, na Bahia, em 1914. Ainda jovem entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus , onde herdou o nome de Irmã Dulce.


 


Irmã Dulce, conhecida como "O Anjo Bom da Bahia" , dedicou sua vida aos enfermos e mais pobres. Fundou em Salvador o Hospital Santo Antônio em Salvador , instituições de caridade, creches e escolas. Em 2019, ela foi canonizada pelo Papa Francisco e se tornou a primeira santa nascida no Brasil.


 


4. Santos André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, presbíteros, Mateus Moreira e companheiros, mártires (celebrados em 03/10)


 


Os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro , junto a leigos como Mateus Moreira , foram cruelmente assassinados por soldados holandeses enquanto celebravam a Missa em Cunhaú, no Estado do Rio Grande do Norte.


 


Os  mortos de Cunhaú e Uruaçu foram reconhecidos como mártires por meio de um decreto assinado em 1998 pelo Papa João II . Na época, houve conflitos entre os colonizadores holandeses, portugueses e nativos , o que ocasionou em perseguição aos católicos. Os Santos foram canonizados pelo Papa Francisco durante sua visita ao Brasil, no ano de 2017.


 


5. Santo Antônio de Sant'Ana Galvão (comemorado em 25/10)




Santo Antônio de Sant'Ana Galvão conhecido como Frei Galvão , nasceu em Guaratinguetá (SP), no ano de 1739. Ingressou aos 21 anos na Ordem dos Frades Menores Franciscanos. Seu nome de batismo era Antônio Galvão, a partir de seus primeiros votos religiosos passou a se chamar Frei Antônio de Sant'Ana Galvão.


 


É conhecido por suas obras espirituais, por uma vida de fé e serviço aos pobres, às viúvas e órfãos. Foi canonizado pelo Papa Bento XVI, em 2007 e tornou-se o primeiro santo brasileiro.


 


Fonte: A12


Fonte: A12

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.