Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Santa Maria acolhe 5 mil catequistas em Jornada
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Santa Maria acolhe 5 mil catequistas em Jornada

Por Pe. Gerson Schmidt* - Santa Maria (RS)


Em torno de 5 mil catequistas participaram da 3ª Jornada Estadual dos Catequistas, nesse domingo 27, na cidade de Santa Maria, provenientes das 18 dioceses do Regional Sul 3 da CNBB.


As primeiras jornadas foram realizadas em Santa Cruz do Sul (2009) com cerca de 10 mil participantes e em Caxias do Sul (2017) com cerca de 6 mil catequistas. A jornada teve como tema: "Vocacão querigmática do catequista" e lema: "o que vimos e ouvimos vo-lo anunciamos" (1Jo 1,3). 


Devido as precauções e restrições das novas e rigorosas exigências de PPCI do Corpo dos Bombeiros, haja vista o histórico do incidente trágico da boate Kiss na mesma cidade, o encontro teve de ser realizado em dois auditórios concomitantemente, havendo os dois grupos enormes se encontrado em Romaria e na Missa campal de Encerramento no parque ao largo do Santuário da Medianeira. As próprias inscrições para o evento eram restritas e bem organizadas, devido a segurança nos lugares fechados.


Dom Leomar Antonio Brustolin, presidente do Regional Sul 3 e bispo da Arquidiocese de Santa Maria, grande incentivador do novo método do IVC (Iniciação da Vida Cristã) foi quem acolheu o evento, organizado pela equipe do Pe. Wilson Fernandes, coordenador regional da animação-catequética do Regional. O bispo de Santa Maria presidiu a Missa de encerramento, concelebrada por diversos bispos e sacerdotes em número grandioso.


"São Pedro, como foi chamada nossa região desde o início como "Província de São Pedro", foi o primeiro que depois de Pentecostes anunciou o kerigma", pregou Dom Leomar, aprofundamento a temática da grande, animada e bem organizada jornada. "Jesus não perguntou o que as pessoas estavam pensando sobre o seu Sermão da Montanha, sobre suas Parábolas, mas sobre Sua pessoa" - enfatizou o prelado na sua pregação, comentando o Evangelho do fim de semana dessa Missa Dominical. "Preparamos os catequizandos simplesmente para o sacramento e estamos há muitos anos nessa mentalidade", frisou. Destacou que o catequista precisa de uma intimidade com Jesus Cristo. "Olhe para traz e veja quantos aqui foram chamados pelo Pai", convidou, acompanhando o movimento das pessoas que olharam à sua volta. Como anfitrião, fala aqui no vídeo sobre a Terceira Jornada Estadual dos catequistas. Disse que voltemos para casa com o coração ardente e pés a caminho, parafraseando o lema do Ano Vocacional.


Como anfitrião, fala aqui no vídeo sobre a Terceira Jornada Estadual dos catequistas. Disse que voltemos para casa com o coração ardente e pés a caminho, parafraseando o lema do Ano Vocacional.


Na homilia, em alto tom, disse que tem fiéis que "querem ser mais católicos do que o Papa e mais cristãos do que Jesus Cristo, sobretudo nas redes sociais". A busca de unidade dos catequistas com o bispo e o sacerdote, sem causar divisões, foi também um dos pontos abordados pelos assessores da jornada.


No final da  Missa de encerramento os representantes da catequese das dioceses receberam o uma capelinha com o Ícone de Nossa Senhora Medianeira, Padroeira da Diocese e da cidade anfitriã. Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo de Pelotas, agradeceu no final a Dom Leomar por sediar a Jornada, convidando o Pe. Wilson, coordenador de todos os intensos preparativos, sacerdote da diocese de Pelotas, a receber um grande abraço por alguns bispos. A maravilhosa preparação dessa jornada deixa marcas nos alegres participantes que voltam com "corações ardentes e pés a caminho", para assumirem a missão proposta pela Terceira Jornada Estadual: "O que vimos e ouvimos, vo-los anunciamos". Entrevistas abaixo do Arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar e do Pe. Wilson Fernandes, organizador do evento. 


 


Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.