Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Santa Sé e Cazaquistão celebram 30 anos de relações diplomáticas
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Santa Sé e Cazaquistão celebram 30 anos de relações diplomáticas

"Nas últimas três décadas, a Santa Sé e o Cazaquistão desenvolveram laços de amizade e cooperação multiforme, que se apoia em fortes laços de respeito mútuo e prioridades compartilhadas", lê-se no comunicado conjunto divulgado esta terça-feira, 31 de maio, assinado pelo secretário para as Relações da Santa Sé com os Estados, dom Paul Richard Gallagher, e pelo vice-primeiro ministro - ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Mukhtar Tileuberdi, por ocasião do 30º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas.


"O Cazaquistão compartilha a visão global da Igreja católica baseada nos ideais de bondade, justiça, solidariedade e compaixão", lê-se ainda. A Igreja católica saúda o papel do Cazaquistão na promoção do diálogo intercultural e interreligioso".


Uma compreensão e colaboração que cresceu com o tempo


Primeiro país da Ásia Central a assinar um Acordo sobre relações recíprocas com a Santa Sé em 1998, a parceria entre o Vaticano e o Cazaquistão cresceu com o tempo. Em 2001, o Cazaquistão foi o primeiro país da Ásia Central a ser visitado pelo Papa João Paulo II.


"Hoje - continua o texto -, o Vaticano e o Cazaquistão continuam a trabalhar juntos. Isto é demonstrado pela assinatura, durante a visita oficial de Tileuberdi ao Vaticano em 30-31 de maio de 2022, de um Memorando de entendimento entre o Centro Médico Universitário do Cazaquistão e o Hospital Bambino Gesù, bem como de um Memorando de entendimento entre o Instituto de Estudos Orientais R.B. Suleimenov e a Biblioteca Vaticana."


Além disso, com base no resultado das negociações em andamento, a Santa Sé e o governo do Cazaquistão estão esperando para assinar um Acordo para a concessão de vistos e autorizações de residência aos membros da Igreja católica".


Diálogo inclusivo e abrangente para garantir a paz


"A Santa Sé e a República do Cazaquistão compartilham a confiança na cultura do diálogo "inclusivo e global", visto como um dos valores fundamentais do mundo contemporâneo e uma condição para a "continuação da coexistência pacífica diante dos desafios contemporâneos."


"Portanto - refere o comunicado -, o Cazaquistão saúda a decisão do Papa Francisco de participar do VII Congresso de líderes das religiões mundiais e tradicionais, a ser realizado em Nursultan (capital do Cazaquistão, ndr) em setembro de 2022, conforme acordado durante conversações de alto nível entre o presidente do Cazaquistão S.E. Kassym-Jomart Tokayev e o Papa em 11 de abril de 2022." Uma "colaboração frutífera" é o que a Santa Sé e o Cazaquistão esperam para os próximos anos.


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2022 Dehonianos. Todos os direitos reservados.