Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Sínodo em duas sessões para incentivar a participação
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Sínodo em duas sessões para incentivar a participação

ANDREA TORNIELLI


O caminho já começou. Não sem esforço, mas já começou. O sonho é transformar a vida ordinária da Igreja através da participação e envolvimento de todos, renovar seu rosto e tornar as comunidades cristãs cada vez mais fiéis ao Evangelho e, portanto, cada vez mais missionárias.


O anúncio de Francisco no Angelus deste domingo (16), comunicando que a próxima assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos será realizada em duas sessões com um ano de intervalo, em outubro de 2023 e outubro de 2024, indica o quanto o Papa se preocupa com este sonho que está gradualmente se tornando uma realidade. Há uma necessidade de valorizar as muitas contribuições que chegaram e chegarão das assembleias continentais, para que cada batizado se sinta chamado a este caminho em comunhão com seus pastores. Há uma necessidade de não desperdiçar esta grande oportunidade evitando a aplicação de velhos esquemas e velhas agendas - a retrógrada ou a progressista - que sempre tomam como certo e adquirido o ponto de partida, ou seja, a fé do povo de Deus, acabando por se concentrar apenas em questões individuais, para batalhas ideológicas de retaguarda e auto-referenciais.


No dia 11 de outubro passado, em sua homilia para o 60º aniversário do início do Concílio Ecumênico Vaticano II, Francisco disse: "A Igreja deve ser vista do alto, com os olhos enamorados de Deus. Perguntemo-nos se, na Igreja, partimos de Deus, do seu olhar enamorado sobre nós. Existe sempre a tentação de partir do 'eu' antes que de Deus, colocar nossas agendas antes do Evangelho, deixar-se levar pelo vento da mundanização para seguir as modas do tempo, ou rejeitar o tempo que a Providência nos dá e voltar-nos para trás".


Partir do olhar enamorado de Deus, e da alegria que nasce ao se sentir amado, acolhido e acompanhado por Ele, é também a chave para compreender o Sínodo. A Igreja existe para anunciar o Evangelho: as suas estruturas, sempre sujeitas a reformas, só existem por este motivo.


O anúncio do Papa Francisco no Angelus nos diz que a sinodalidade na Igreja é um processo e não uma maquiagem, ou seja, um ajuste apressado de alguma estrutura eclesial para que nada realmente mude. Prolongar o tempo da assembleia ordinária do Sínodo, levando-o de um a dois anos, significa, no final, considerar o método mais importante do que os tópicos individuais que surgiram até agora, que também devem ser abordados. O processo de envolvimento, iniciado em 2021 pelas Igrejas locais, levou até 112 (de 114) conferências episcopais a realizar um discernimento a respeito do que emergiu da escuta do povo de Deus. É um início no sinal da esperança.


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.