Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Um longo caminho até Lisboa, um livro sobre as Jornadas Mundiais da Juventude
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Um longo caminho até Lisboa, um livro sobre as Jornadas Mundiais da Juventude

Rui Saraiva – Portugal


Desde 1989 que Aura Miguel acompanha as Jornadas Mundiais da Juventude. A jornalista portuguesa lançou agora um livro que percorre 30 anos das Jornadas.


Em entrevista ao jornalista Paulo Rocha, no programa Ecclesia da RTP2, a vaticanista afirmou que o Papa Francisco e os jovens vão ser os grandes protagonistas da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa. Recordou que é o Papa quem convida os jovens para o encontro e salientou que Francisco quer muito estar presente.


O livro de Aura Miguel tem prefácio do Papa que escreve ter gostado muito “da narrativa”, sublinhando ter a vantagem de contar “experiências” nas quais a autora participou “pessoalmente”.



No seu texto, o Santo Padre recorda que as JMJ são um “antídoto” contra a “anestesia que leva a preferir o sofá”. O Papa diz mesmo que a JMJ é um antídoto “contra o desinteresse” permitindo a “abertura à realidade” levando os jovens a não ficarem remetidos aos ecrãs dos telemóveis ou dos computadores.


A jornalista da Rádio Renascença referiu-se a estas palavras escritas por Francisco no prefácio, sublinhando que o Papa faz uma proposta exigente aos jovens: “desinstalem-se, não fiquem no sofá”.


A propósito da sua obra, Aura Miguel, referiu ser esta “uma espécie de manual onde cada pessoa pode consultar cada Jornada por si própria e vai ler o que achar de mais interessante”.


Cada capítulo tem três partes: uma cronologia que contextualiza historicamente, as reportagens de Aura Miguel e passagens mais importantes das mensagens do Papa em cada uma das JMJ.


Este trabalho nasceu de um diálogo com o Papa Francisco, a caminho da JMJ do Rio de Janeiro. Nessas breves palavras, Aura Miguel referiu que não tinha falhado uma única JMJ, com exceção da de Buenos Aires em 1987. Ao que o Santo Padre respondeu, com o seu habitual humor, assinalando que esse encontro na Argentina tinha sido a única Jornada na qual ele tinha participado. Este livro nasce com a inspiração de Francisco.


“Um longo caminho até Lisboa” é um livro que ajuda a preparar a JMJ de Lisboa que decorre na capital portuguesa de 1 a 6 de agosto.


Laudetur Iesus Christus



Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.