Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Vietnã. A Páscoa dos jovens: comunhão e anúncio de esperança
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Vietnã. A Páscoa dos jovens: comunhão e anúncio de esperança

A celebração da Páscoa é um momento especial para os jovens católicos no Vietnã: nas diferentes dioceses são realizados encontros de jovens a partir do Domingo de Ramos, que este ano enfatizaram temas como unidade, comunhão e anúncio de esperança na sociedade.


Viver a Semana Santa com o espírito certo


Na Diocese de Da Nang, no centro do Vietnã, mais de 600 jovens de 45 paróquias se reuniram no Domingo de Ramos para viver um dia de "Hosanna" e iniciar a Semana Santa com o espírito certo.


O padre Augustine Tran Nhu Huynh encontrou os jovens e partilhou com eles uma reflexão sobre o tema "Levantai-vos, não tenhais medo", recordando o exemplo do Apóstolo João que encontrou o Senhor Jesus Cristo quando jovem. Em seguida, ele refez o percurso de João para descobrir sua vocação, sua vontade e desejo de "buscar um mestre para aprender o Caminho na vida", que ele encontrou em Cristo.


O espírito sinodal


O bispo de Da Nang, dom Joseph Dang Duc Ngan, falou aos jovens sobre o espírito do Sínodo, convidando cada um a "abrir a cortina de seu coração para receber a Deus e acolher com amor o próximo que pede para entrar", citando o recente documento do Sínodo dos Bispos para a Ásia.


O ponto culminante do encontro foi a concelebração da Eucaristia presidida pelo bispo, na qual os fiéis foram convidados a "seguir o Senhor no caminho da Cruz, no amor, no louvor, na confiança em Deus", aprendendo a "voltar-se para Deus em todas as situações", a serem "testemunhas vivas que anunciam o Evangelho".


"Ser comunidade, estar em comunhão"


Também na Diocese de Thai Binh, no norte do Vietnã, mais de 500 jovens se reuniram no dia 2 de abril na paróquia de Cao Xa para viver um dia de fraternidade e de louvor sobre o tema "Ser comunidade, estar em comunhão".


O padre Francis Huyen, sacerdote redentorista, falando à assembleia, destacou a comunhão entre o homem e Deus, entre cada homem e seu próximo, mas também a relação entre a pessoa e a verdade de si mesmo.


O religioso enfatizou o chamado a viver uma vida de fé, em relação com Deus e com o próximo, particularmente no tempo especial do caminho sinodal, promovido em nível universal e que cada Igreja particular é chamada a colocar em prática.


Dar um testemunho vivo e alegre de fé



O encontro em Thai Binh foi marcado por um tempo de Adoração, um tempo dedicado à aproximação do Sacramento da Reconciliação, a celebração da Via-Sacra e a Eucaristia conclusiva.


Os jovens partiram com o desejo de dar um testemunho vivo e alegre de fé a seus coetâneos, e com a promessa de se encontrarem com muitos outros jovens do mundo inteiro por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, no verão de 2023.


Fraternidade, oração, alegria e partilha


Na Diocese de Xuan Loc, no sul do Vietnã, no domingo de Ramos, cerca de 3 mil jovens passaram um dia na paróquia de Thanh Tam, em fraternidade, oração, alegria e partilha. Padre Joseph Vu O Toan envolveu os presentes, ajudando-os a olhar a experiência dos discípulos de Jesus (antes da Paixão do Senhor e depois da Ressurreição) e a "pôr-se no lugar deles", convidando-os a "viver com coragem a vocação e missão que Deus dá, a tornar suas vidas mais significativas e a dar a Boa Nova de Jesus a quem quer que encontrem em seu caminho".


Repercorrendo a Paixão do Senhor, os jovens compartilharam seu desejo de "viver por amor", como Jesus, que amou os seus "até o fim". Na missa de encerramento, dom John Do Van Ngan, bispo diocesano, meditou sobre as últimas sete palavras de Jesus crucificado, que mostram seu coração "todo voltado para o Pai", que é a atitude correta de um cristão para viver a Semana Santa.


JMJ de Lisboa, Portugal, em agosto deste ano


Em todas as dioceses vietnamitas os jovens estão se organizando e se preparando para participar da Jornada Mundial da Juventude, que este ano será realizada em Lisboa, Portugal, de 1º a 6 de agosto de 2023.



Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.