Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Vocações: inspiração brasileira para a Mensagem do Papa
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Vocações: inspiração brasileira para a Mensagem do Papa

Irmã Grazielle Rigotti, ascj - Vatican News


Nesta quarta-feira, 26 de abril de 2023, na Sala de Imprensa da Santa Sé, foi realizada uma coletiva de imprensa para a apresentação da Mensagem do Santo Padre, o Papa Francisco para o 60º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Neste ano, o tema da mensagem é conhecido dos brasileiros, pois resgata o tema do 3° Ano Vocacional no Brasil, celebrado entre 20 de novembro de 2022 e 26 de novembro de 2023, "Vocação: graça e missão". Durante a coletiva, foram apresentadas considerações acerca da mensagem, do tema, bem como sugestões práticas para a vivência pastoral das comunidades neste dia.


Cardeal Lazarus You Heung-sik


O Prefeito do Dicastério para o Clero, a partir das palavras que o Papa Francisco escolheu para esta Mensagem, destacou que "cada um de nós tem um lugar no coração de Deus, ninguém é excluído; cada um de nós foi pensado, criado e chamado com amor, desde tempos imemoriais; cada um de nós é amado pelo Pai e é enviado ao mundo e à Igreja como um sinal desse amor." E concluiu sua reflexão com o desejo: como o Papa Francisco deseja que façamos, ampliaremos os espaços de amor em todos os lugares.


Dom Ferrada


Durante o momento da coletiva para apresentação da Mensagem, Dom Andrés Gabriel Ferrada Moreira, Secretário do Dicastério para o Clero ainda ressaltou que "um cristão, uma cristã, não apenas proclama a Boa Nova da Redenção, mas também, com base no testemunho de sua própria coerência de vida, pode declarar "Eu sou uma missão nesta terra" e, ao mesmo tempo, reconhecer-se efetivamente como membro do Corpo de Cristo, a Igreja, um com seus irmãos e irmãs na fé, que estão cientes de que foram "Chamados juntos: convocados". E frisou dois aspectos da Mensagem: a referência explícita que o Papa Francisco faz ao seu caminho pessoal de graça e missão, como "aquele dia mudou minha vida e deixou uma marca que dura até hoje". E o fato de o Pontífice ter assumido para o si o tema do Ano Vocacional do Brasil, após a Visita ad limina apostolorum da Conferência dos Bispos do Brasil no ano passado.


Padre Renna


O Subsecretário do Dicastério para o Clero, ofereceu algumas sugestões para uma melhor divulgação da Mensagem do Santo Padre, pensando particularmente no cuidado pastoral das vocações em nível diocesano, paroquial e familiar. Elas foram: promover uma Vigília de Oração Vocacional, na qual se manifeste a sinfonia de diferentes vocações; durante as celebrações eucarísticas, fazendo referência às palavras do Santo Padre no momento a homilia; abordando o tema em grupos de catequese de iniciação cristã, grupos de jovens, grupos de recém-casados e famílias, bem como em seminários. Por fim, Padre Renna também sugere que a mensagem seja divulgada por meio dos sites e redes sociais das comunidades cristãs.


Padre Eamonn McLaughlin


O oficial do Dicastério para o Clero, Padre Eamonn McLaughlin destaca em seu comentário e reflexão a partir da Mensagem do Santo Padre, a missão de cada uma das vocações: as famílias, as comunidades paroquiais, recorda também a vocação e missão dos sacerdotes e dos bispos, como os primeiros líderes daqueles chamados para a vida ministerial, também por seu testemunho como bons pastores. Por fim, aconselhou que seria viável identificar uma pessoa ou um grupo de fiéis, que pudessem ser encarregados de promover a pastoral vocacional, sendo também desejável que se criem e promovam Centros Vocacionais em cada diocese, região e país, chamados a promover e manter viva a necessidade da pastoral vocacional.


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.