Dehonianos
Notícias da Igreja
 
Você sabe como ajudar as almas do purgatório a chegar ao céu na Quaresma?
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Você sabe como ajudar as almas do purgatório a chegar ao céu na Quaresma?

Podemos rezar sempre pelas almas do purgatório, porém que tal você aproveitar esta Quaresma para colocar em prática algumas atitudes como formas de auxílio para que elas alcancem mais rápido a alegria plena do céu?


 


Confira algumas dicas que separamos para você:


 


1. Rezar Missas


Ao ir até alguma igreja para participar da Santa Missa, peça para colocar o nome da pessoa ou de pessoas que você acredita estar no purgatório, pode ser alguém que você sente falta ou até mesmo alguém que você não gostou tanto assim,  para ser rezado nas interessa.


 


A Missa tem o poder de resgatar e curar não apenas os vivos , mas também os mortos que esperam chegar ao céu.


 


2. “Sábados de todas as almas”


No rito oriental da Igreja Católica não é celebrada a festa dos fiéis defuntos, como estamos habituados, mas há os “Sábados de todas as almas” durante o Tempo da Quaresma, momento no qual é feita uma oração por todos os defuntos e uma “lista dos defuntos”.


 


“Vamos nos unir aos irmãos e irmãs bizantinos nesta grande Quaresma e lembrar dos nossos entes queridos nos 'sábados de todas as almas' para que eles também possam se unir a Jesus na ressurreição”¹ .


 


3. Rezar a Via-Sacra 


Como Igreja somos chamados nesta Quaresma a meditarmos a Paixão do Senhor , por meio da Via-Sacra . Ofereça o sacrifício de Jesus pelas almas do purgatório!


 


“Uma bela lenda conta que quando Jesus estava sangrando até a morte na cruz, um anjo lhe disse a quem deveria levar a última gota de sangue de seu coração e Ele respondeu: 'À minha querida Mãe, para que possa resistir a sua dor' . A isso Maria teria respondido: 'Não, meu filho, dê-a às almas do Purgatório, para que não tenham dor pelo menos um dia no ano'.”¹


 


4. Oferecer sábados de peças


Uma autora americana, Susan Tassone, menciona a prática dos cinco primeiros sábados durante a Quaresma , em peças para seu Imaculado Coração, conforme pediu Nossa Senhora em suas aparições em Fátima, Portugal, como oferta pelos que estão no purgatório.


 


A prática diz respeito a confessar-se, comungar, rezar o Terço e dedicar 15 minutos de meditação dos mistérios do rosário.


 


5. Recorrer a São José


Reze ao patrono da Igreja , ele que também é conhecido como nosso advogado no céu. Esta oração pode te ajudar a pedir pelas almas:


 


“Glorioso Patriarca São José,


 


à tua santa intercessão recomendo o descanso e a paz eterna


 


de todas as almas que sofrem no purgatório.


 


Tem compaixão delas,


 


pois são almas queridas de Maria, tua santíssima esposa,


 


e de Jesus, que, para ti, é sempre o Filho obediente e amável.


 


Tu, que na vida terrena consolavas os que sofriam,


 


socorre, te suplico,


 


as almas que padecem nessa torrente de fogo.


 


Por elas intercedam junto a Jesus e Maria,


 


que nada nega aos teus métodos rogos.


 


Amém.


 


¹   Susan Tassone, escritora americana, autora dos l ivros “Jesus fala a Faustina e a ti” e “A Via-Sacra para as Almas do Purgatório”.


 


Fonte: ACI Digital e Aleteia


Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.